FOLIA 2019

Na rota do maracatu em Pernambuco

Caboclos de lança estarão no Recife, Olinda e em cidades da Zona da Mata pernambucana

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 03/03/2019 às 9:43
Foto: Tato Rocha / Acervo JC Imagem
Caboclos de lança estarão no Recife, Olinda e em cidades da Zona da Mata pernambucana - FOTO: Foto: Tato Rocha / Acervo JC Imagem
Leitura:

Um dos símbolos do Carnaval pernambucano, o caboclo de lança, personagem emblemático dos maracatus rurais, poderá ser visto em várias cidades da Zona da Mata, em especial Nazaré da Mata e Aliança, que ficam perto do Recife (a cerca de uma hora de viagem, de carro). Em Olinda, na Região Metropolitana, há um encontro no Espaço Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara. Na capital pernambucana os grupos se reúnem hoje no Marco Zero, no Bairro do Recife. Se você é daqueles que curte o visual da folia, programe-se para acompanhar esses cortejos. É um belo espetáculo para os olhos.

“Em três dias de festa, de hoje até terça-feira, teremos apresentação de 106 maracatus rurais. São uns 10 mil caboclos de lança. Vem gente de vários lugares, de municípios vizinhos, de outros Estados e até de fora do Brasil. Vale a pena”, assegura o diretor de Turismo de Nazaré da Mata, Cibia Freitas. Hoje são 16 grupos, a partir das 15h, no Centro de Nazaré.

Amanhã estão previstos 35 maracatus. O cortejo parte cedo, por volta das 9h, das margens da BR-408, até o Centro. “Vai até 22h. Só paramos às 17h para o show de Alceu Valença. Quando acabar, retornam as apresentações”, explica Cibia. Na terça-feira a brincadeira reunirá outros 55 grupos, numa farra que só terminará na madrugada da Quarta-feira de Cinzas.

O 29º Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco começa hoje em Aliança, continua amanhã na Cidade Tabajara e volta para Aliança na terça. “É uma grande confraternização, um show de cores”, diz o tesoureiro da Associação de Maracatus de Baque Solto de Pernambuco, Aluísio Almeida. Ele preside o Maracatu Flor de Aliança. “A gente fazia esse encontro num dia só, mas não dava tempo de todos se apresentarem. Em três dias o pessoal fica mais à vontade”, explica Aluísio.

Para quem se interessou, vale anotar os horários: 17h no domingo, na frente do mercado público, em Aliança; segunda às 9h em Olinda, no Espaço Ilumiara Zumbi; e na terça às 8h em Aliança, no bairro do Rosário, no pátio em frente à sede da associação dos maracatus.

HOMENAGEM

No Recife, 12 maracatus de baque solto estarão das 16h30 até 19h30 no Marco Zero. Há representantes de várias cidades (Glória de Goitá, Buenos Aires, Carpina, Tracunhaém, Araçoiaba, Chã de Alegria e Nazaré da Mata).

Em Olinda, o local para encontrar maracatus de baque solto e de baque virado no Sítio Histórico é o polo Varadouro, que homenageia o Mestre Afonso Aguiar, do Maracatu Leão Coroado, falecido em abril do ano passado. Pela passarela vão desfilar quatro grupos hoje (o primeiro é o Estrela de Olinda, às 16h40) e cinco amanhã (a partir das 16h com o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança).

Últimas notícias