Mobilidade

Recife terá pontos de embarque e desembarque de transporte por aplicativo no Carnaval 2020

Esquema de trânsito foi anunciado nesta sexta-feira (14)

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 14/02/2020 às 14:23
Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Esquema de trânsito foi anunciado nesta sexta-feira (14) - FOTO: Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Leitura:

A Prefeitura do Recife divulgou nesta sexta-feira (14) o esquema de trânsito do Carnaval 2020, que traz novidades como locais de embarque e desembarque para os foliões que utilizarem transporte por aplicativo de empresas credenciadas à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Neste ano os passageiros poderão esperar o serviço na Praça de Tiradentes, na Rua do Imperador Dom Pedro II (entre a Rua Siqueira Campos e a Praça da República) e no Cais Santa Rita, próximo à Ponte Giratória. Além disso, também está sendo disponibilizado um esquema para táxis e vagas de estacionamento gratuitas.

De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, até o momento duas empresas estão credenciadas junto à prefeitura no serviço: a Uber e a Mobilidade Card. "O credenciamento para empresas de aplicativo está aberto e pode ser feito a qualquer momento pelas que operam no Recife", afirma.

Em 2018 e 2019, os motoristas de aplicativos de transporte privado de passageiros foram proibidos de trafegar nas áreas de folia no Centro da cidade. O que causou uma grande polêmica visto que a Prefeitura de Olinda, no Grande Recife, autorizou o acesso aos polos de festas.

>> Impasse entre motoristas de aplicativo e Prefeitura pode prejudicar acesso a Olinda no Carnaval 2020

Os passageiros que optarem pela utilização de táxis irão contar com seis pontos provisórios ao logo dos dias de folia. Os locais de embarque e desembarque podem ser conferidos no aplicativo Carnaval do Recife. Neste ano, a Prefeitura da cidade assinou um convênio de táxi metropolitano com dez municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), são eles: Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Abreu e Lima, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima e Paulista.

De acordo com o município, os foliões também poderão contar com 1.800 vagas de estacionamento gratuitas para os que desejarem utilizar carro, moto ou bicicleta para chegar ao Bairro do Recife. As vagas estarão dispostas no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no Tribunal Regional Federal (TRF) e na sede da Prefeitura, todos na Avenida Cais do Apolo. Das 16h até às 2h, vans vão realizar o transporte gratuito de lá até o Marco Zero, de dez em dez minutos. A administração reforça que o estacionamento só funciona até às 4h, e que é proibido pernoitar. 

Expresso Folia

O Expresso da Folia padrão terá atuação no bairro do Recife Antigo, levando os foliões das 18h às 5h da manhã no sábado (22). A partir do domingo (23), o horário será estendido, das 15h às 5h do dia seguinte, finalizando a operação na quarta-feira de cinzas (26). Os amantes do carnaval que estiverem vindo dos shoppings RioMar e Recife, farão o desembarque no Cais de Santa Rita. Quem vier do Extra da Benfica, Plaza e Tacaruna descerão ao lado do prédio da Receita Federal, na Travessa Tiradentes.

Expresso Galo

No Galo da Madrugada, quem optar por embarcar nas estações Plaza, Tacaruna e Extra vai descer na Avenida Martins de Barros, próximo à Ponte Giratória. Já quem vier dos shopping Recife e RioMar farão o desembarque em frente aos edifícios Píer Maurício de Nassau e Pier Duarte Coelho (Torres Gêmeas). 

Agentes de trânsito

Também informado nesta sexta que uma equipe diária de 410 profissionais, entre eles 270 agentes e 140 orientadores de trânsito irão às ruas para reforçar as ações implantadas pela Prefeitura.

Últimas notícias