CARNAVAL

Apesar das chuvas e fortes ventos, Galo Gigante não foi afetado e deve ser erguido antes do previsto

Quando a alegoria começou a ser montada, a expectativa era que ela estivesse de pé na manhã da sexta-feira (21), porém o prazo foi antecipado

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 20/02/2020 às 8:44
Foto: Brenda Alcântara/JC imagem
Quando a alegoria começou a ser montada, a expectativa era que ela estivesse de pé na manhã da sexta-feira (21), porém o prazo foi antecipado - FOTO: Foto: Brenda Alcântara/JC imagem
Leitura:

Apesar das fortes chuvas acompanhadas de ventania no Grande Recife, o Galo Gigante, que está sendo montado na Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife, não foi afetado e está quase pronto para reinar no Carnaval 2020. Segundo os responsáveis por colocar o Galo de pé, faltam apenas alguns detalhes elétricos para fazer com que as 38 placas de LED outdoor de alta resolução e os mais de mil clusters de LED acendam no período da folia.

Quando a alegoria começou a ser montada, a expectativa era de que ela estivesse erguida na manhã da sexta-feira (21), porém com a agilidade na montagem do Galo Gigante, a nova previsão é de que ele esteja de pé ainda nesta quinta-feira (20), por volta das 17h.

Assim como nessa quarta-feira (19), quando a escultura começou a ganhar a forma que terá no Carnaval 2020, nesta quinta (20), muitas pessoas param o que estão fazendo para contemplá-la, posar para fotos e frevar aos pés do Galo Gigante.

Decoração de Olinda derrubada por chuvas

A elogiada decoração elaborada especialmente para o Carnaval de Olinda 2020 foi derrubada no cruzamento das avenidas Presidente Kennedy e Pan Nordestina, após fortes chuvas atingirem o Grande Recife na noite dessa quarta e madrugada desta quinta-feira (20).

Este ano, o tema é "O Carnaval de Olinda é coisa de outro mundo". A ornamentação foi confeccionada por uma equipe que conta com 40 pessoas e a área coberta chega a 3.600 m².

Apesar do estrago, a Prefeitura de Olinda irá refazer a decoração, que deve estar próxima até sábado (22). "Já contatamos a empresa responsável e eles vão dar prioridade (à decoração de Olinda). Já hoje (quarta, 20) vou fazer uma visita técnica para tirar as medidas das fitas e refazer a decoração", garantiu Rodrigo Silva, assessor especial de Patrimônio e Cultura da cidade.

Painéis

Foram montados painéis aéreos e verticais na cidade. Os aéreos podem ser vistos na Ponte da Ilha do Maruim, Avenida Joaquim Nabuco, em frente ao Mercado Eufrásio Barbosa, Mercado da Ribeira, nas proximidades do viaduto onde se cruzam as avenidas Presidente Kennedy e Pan Nordestina, Rua 13 de Maio, Prudente Morais e Rua 15 de Novembro.

Já os painéis verticais colorem as duas laterais do Mercado Eufrásio Barbosa, a Praça Laura Nigro, Praça do Carmo e no Varadouro.

Um Galo diferente todo dia

Assim como em 2019, o Galo da Madrugada 2020 está sendo confeccionado pelo artista plástico, designer e consultor pernambucano Leopoldo Nóbrega. Neste Carnaval, o gigante tem como título "Galo Circense de olho no futuro" e receberá iluminação em LED dia e noite e terá "lantejoulas digitais", monitores que irão expor obras do mundo inteiro e dar uma textura gráfica digital ao rei da festa.

Segundo a Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Diego Rocha, o folião poderá esperar um galo um pouco diferente a cada dia do Carnaval. "Além dos telões com as obras enviadas, o galo terá fitas em LED que mudam a iluminação ao longo dos dias. Vai ter novidade todos os dias para os foliões", adianta.

Mudanças no trânsito

Por causa do bloqueio para montagem do gigante, o acesso ao Centro do Recife fica mais difícil. Os veículos que vêm pela Avenida Conde da Boa Vista terão que desviar para a Rua da Aurora. Do outro lado, o acesso pela ponte à Rua do Sol também é bloqueado. Para garantir a nova circulação, 24 agentes e orientadores de trânsito da (CTTU) serão alocados no ponto neste início de operação.

O Grande Recife mudou temporariamente o itinerário dos ônibus que passam pela ponte por causa da montagem do galo gigante. A operação envolve 153 linhas, sendo 100 convencionais, 11 BRTs e 42 bacuraus, que terão pontos de embarque e desembarque diferentes dos habituais. Vinte e quatro pontos de embarque e desembarque de usuários se tornam paradas provisórias implantadas para atender aos passageiros das linhas com mudanças no percurso. A orientação é de que o usuário pegue o ônibus no mesmo ponto em que desceu do coletivo.

Previsão do tempo

A previsão do tempo da Apac para esta quinta-feira (20), é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada a forte no Grande Recife. O mesmo vale para em todo o Estado, exceto Fernando de Noronha.

No Arquipélago, o tempo deve variar de parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia com intensidade fraca.

Temperaturas

Região Metropolitana do Recife - Máxima de 32º e mínima de 23º;
Mata Norte - Máxima de 32º e mínima de 22º;
Mata Sul - Máxima de 32º e mínima de 22º;
Agreste - Máxima de 33º e mínima de 19º.

Últimas notícias