Bicicleta

No dia do ciclista, atletas do cotidiano comentam sobre a vida em duas rodas

Ações marcam o dia Nacional do Ciclista no Grande Recife

Vinícius Barros
Cadastrado por
Vinícius Barros
Publicado em 19/08/2016 às 11:43
Paulo Maciel/Divulgação Detran
Ações marcam o dia Nacional do Ciclista no Grande Recife - FOTO: Paulo Maciel/Divulgação Detran
Leitura:

Nesta sexta-feira (19), o dia Nacional do Ciclista é comemorado e numa comparação com os esportes vistos nas Olimpíadas Rio 2016, o percurso feito de bicicleta por alguns recifenses diariamente pode ser destacado como típicas provas olímpicas. Para os ciclistas, que percorrem o trajeto em meio aos obstáculos das ruas e avenidas da Região Metropolitana do Recife (RMR), a prática ainda é dificultada pelo pouco espaço destinado para as bicicletas e pelo congestionado trânsito da cidade, com registros de 68 km de média de trânsito nos horários de pico na última semana deste mês de agosto.

Enquanto no ciclismo de estrada, a competição se destaca pelos 237 km de distância e mais de seis  horas de duração até ser concluída (em um percurso próximo a uma viagem de Recife a Garanhuns), no trânsito da capital pernambucana a situação é menos desgastante, porém os "atletas do cotidiano" relatam alguma barreiras. Carlos Júnior, engenheiro de Software, percorre duas vezes por semana a distância de 18 km para ir trabalhar e mais 18 km para retornar para casa. Ele sai da Curva do S, em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, e segue até o Recife Antigo, em um trajeto que alterna trechos com e sem ciclovia. 

"Os obstáculos são os lugares onde não tem ciclovia. Além disso, os pedestres também não estão acostumados a reconhecer a ciclovia como uma faixa e transitam por ela, enquanto os motoristas veem como um obstáculo", afirmou. Ao longo dos 18 km que pedala, apenas 10 deles são sinalizados com ciclovia, no trecho iniciado perto da Igreja de Piedade e terminado perto da Avenida Antônio de Góes. Para Carlos, se as vias tivessem melhores condições, ele pedalaria com mais frequência. Ele também defende que faltam lugares até mesmo para estacionar as bicicletas.

Seu Salles é um outro ciclista que também transita por longas distâncias da RMR, percorrendo 23 km do bairro do Alto José Bonifácio, na zona Norte do Recife, até Paulista por duas vezes na semana. Para ele, os benefícios para saúde, proporcionados pelo uso da bicicleta, são fundamentais. "Os exercícios tem ajudado a melhorar a saúde. Há 15 anos vou de bicicleta para o trabalho e quando não vou, sinto falta", ressaltou.

Dia do Ciclista: Ameciclo realiza peregrinação nos comitês de candidatos a prefeito

A Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo) fará, na tarde desta sexta-feira (19), uma peregrinação pelos comitês dos sete candidatos a prefeito do Recife. O foco é a entrega de cópias de quatro documentos (três cartas e um relatório) com guias informativos e propostas sobre as questôes de mobilidade relativas aos ciclistas. O movimento tem início às 14h e parte da Praça do Derby, na área Central do Recife, com destino aos comitês.

DETRAN - Através da Secretaria Estadual das Cidades (Secid), o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) promove uma ação educativa em homenagem ao Dia Nacional do Ciclista. Uma "tag" comemorativa será fixada nas bicicletas estacionadas em bicicletários dos shoppings centers, Universidades Federais (UFPE e UFRPE), Parque da Jaqueira e na loja Ferreira Costa. Já no domingo (21), a ação será na Avenida Rio Branco, próximo ao Marco Zero, das 9h às 12h, com participação da Turma do Fom-Fom.

Últimas notícias