Memória

Conheça Pelópidas Silveira, o prefeito que alargou a Conde da Boa Vista

Político morreu há oito anos

Diogo Cavalcante
Cadastrado por
Diogo Cavalcante
Publicado em 06/09/2016 às 16:52
Chico Porto/Acervo JC Imagem
Político morreu há oito anos - FOTO: Chico Porto/Acervo JC Imagem
Leitura:

O dia 6 de setembro, além de ser a véspera do feriado de Independência do Brasil, tem outro significado para os recifenses. Nesta data, completam-se oito anos da morte de Pelópidas Silveira, prefeito responsável por obras como a reforma da Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, na área Central do Recife e pela abertura de parte da Avenida Dantas Barreto, também no Centro.

O político governou o Recife em três oportunidades diferentes, nos anos de 1946, 1955 e 1963. De acordo com o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, da primeira vez que o ex-prefeito foi gestor municipal, suas ações foram focadas na área da urbanização. Pelópidas foi responsável pelo alargamento da Avenida Conde da Boa Vista e da Rua Dom Bosco, pela pavimentação de ruas nos subúrbios e da estrada que ligava os bairros da Encruzilhada e Beberibe.

A arquiteta Virgínia Pontual conta ao JC Trânsito que ele foi um homem à frente do seu tempo: "Ele foi o primeiro prefeito a pensar em Região Metropolitana, num tempo que ninguém falava disso. Pelópidas é uma grande referência de homem público pra Pernambuco, não apenas por ter sido um bom gestor, como também por sua integridade e coerência com seus princípios". Virgínia conta que o Pátio de São Pedro só existe ainda por interferência dele: "Ele mudou o desenho original da Dantas Barreto, mantendo o Pátio intacto".

Outros feitos notórios também foram realizados por Pelópidas, como a priorização dos transportes públicos, com ônibus elétricos, e a criação da Companhia de Transportes Urbanos - CTU, hoje, conhecida como CTTU. 

Em 2015, se estivesse vivo, Pelópidas completaria 100 anos. Além do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, que fica em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), o nome do ex-prefeito também foi utilizado para batizar o Hospital Pelópidas Silveira, que fica no bairro do Curado, na zona Oeste do Recife.

Últimas notícias