Multas

CTTU fez 941 notificações no primeiro mês de videomonitoramento

Largo da Paz, em Afogados, foi o local com mais infrações

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/06/2017 às 18:00
Foto: Daniel Tavares/PCR
Largo da Paz, em Afogados, foi o local com mais infrações - FOTO: Foto: Daniel Tavares/PCR
Leitura:

Um mês após o início da fiscalização de trânsito por videomonitoramento, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) já emitiu 941 multas. Dentre as infrações mais detectadas, se destaca o estacionamento irregular sobre calçadas, que representou 41% do total de notificações. A nova forma de patrulhamento, em 10 pontos distintos do Recife, tem intenção de estimular um respeito maior às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O local que mais teve infrações foi o Largo da Paz, no bairro de Afogados, com 418 notificações - representando 44,% das multas emitidas pelo órgão. Já considerando os tipos de infrações, você pode conferir no infográfico abaixo o ranking das cinco mais detectadas neste primeiro mês.

Para diferenciar os tipos de estacionamento apontados no levantamento, entende-se por "estacionar na calçada" quando o veículo para nesta de forma irregular, sem permissão. Considera-se estacionar "em desacordo com a sinalização" quando o automóvel está parado em local proibido por placa. Já o estacionamento "em fila dupla" ocorre quando dois carros ficam lado a lado, dificultando o tráfego. Por fim, o "desacordo com a regulamentação" acontece no momento em que se estaciona infringindo qualquer tipo de regra estabelecida no CTB. Todos estes detalhes estão descritos nos incisos do artigo 181.

Mais consciência

Na primeira semana de vigência do videomonitoramento, a CTTU registrava uma média de 5,2 multas por dia em cada local patrulhado. Atualmente, esse índice caiu para 3 por dia/ponto, um número que "atende às expectativas" da autarquia.

Importante deixar claro que a fiscalização por meio das câmeras não vale entre 22h e 6h por razões de segurança.

Locais com videomonitoramento

10 pontos do Recife, escolhidos pelo órgão por ter um elevado número de desrespeito às leis, contam com o videomonitoramento, com as câmeras operadas por agentes de trânsito. São eles:

- Avenida Recife, em Areias, no cruzamento com a Rua Capitão Jacinto da Cruz, nos dois sentidos da avenida.
- Avenida Antônio de Góes, no Pina, em dois locais: perto da Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco e próximo ao Túnel Josué de Castro, que traz o fluxo de quem sai da Via Mangue.
- Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, também em dois locais: no cruzamento com a Rua Padre Carapuceiro, em frente à galeria Corta Jaca; e no cruzamento com a Rua Frei Leandro, perto do Conjunto Pernambucano.
- Avenida Norte, nos bairros da Encruzilhada - perto do cruzamento com a Rua José de Sá Carneiro, sentido subúrbio;- e da Tamarineira - no cruzamento a Avenida Professor José dos Anjos, perto do SESC, nos dois sentidos.
- Largo da Paz, em Afogados, no cruzamento com a Estrada dos Remédios.
- Avenida Agamenon Magalhães, em Santo Amaro, no cruzamento com Rua Dr. Leopoldo Lins, perto do Viaduto da Independência, que passa por cima da Avenida João de Barros.
- Avenida Dois Rios, no Ibura, no cruzamento com a Rua Pintor Agenor de Albuquerque César, perto do SESI.

Últimas notícias