Violência

Assaltos em ônibus foram reduzidos em mais de 50%, diz secretário da SDS

Investidas caíram em relação a janeiro, mas índice continua grande comparado com anos anteriores

Diogo Cavalcante
Cadastrado por
Diogo Cavalcante
Publicado em 07/07/2017 às 19:44
Foto: Sergio Bernardo/JC Imagem
Investidas caíram em relação a janeiro, mas índice continua grande comparado com anos anteriores - FOTO: Foto: Sergio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, explicou nesta sexta-feira (7), em visita ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, que está havendo um maior enfrentamento aos assaltos a ônibus no Recife e Região Metropolitana. "Já conseguimos reduzir em mais de 50% essa atividade criminosa e prender mais de 78 pessoas", explicou. "Me sinto seguro em Pernambuco", completou.

Comparando os dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE), de fato as investidas caíram de janeiro para maio, dado consolidado mais recente disponível. No primeiro mês do ano, houve 199 investidas. Em maio, 105, garantindo, estatisticamente, redução de 47,2%. Mas quando se compara os cinco primeiros meses deste ano com 2015 e 2016, o índice assusta. Em relação a 2015, o aumento é gritante: 148,8% - naquele período, houve 293 assaltos detectados pela SDS. Em relação aos cinco primeiros meses de 2016, o aumento foi de 75,7%, com 415 ocorrências.

"A gente sabe que tá longe de estar excelente a situação da segurança aqui no Estado", admitiu Antônio, que atentou para a importância da denúncia por parte das vítimas, que muitas vezes sequer relatam que foram roubadas. "Os boletins de ocorrência são levados em consideração para que a gente (SDS) possa fazer uma maior repressão aos crimes, porque a partir dessa informação é que a gente vai identificar onde estão linhas problemáticas e atuar", explicou.

Combate

O secretário acredita que os novos investimentos do Estado na área de segurança irá ajudar na redução. "Tem a previsão de entrada de 1.5 mil policiais até setembro, e o Estado está investindo na compra de motos que serão usada nesses quadrantes (áreas críticas) de segurança.

Hoje, para reprimir os assaltos a ônibus, a Polícia Militar (PM) realiza rondas nos coletivos. Desde abril deste ano, em alguns locais da Região Metropolitana, as rondas da PM passaram a ser feitas com o ônibus em movimento, sem interromper a viagem.

Últimas notícias