Protesto

Mobilização dos cegonheiros no Centro do Recife não tem previsão para acabar

A categoria está mobilizada desde a última segunda-feira (31)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 04/08/2017 às 11:04
Foto: Cortesia
A categoria está mobilizada desde a última segunda-feira (31) - FOTO: Foto: Cortesia
Leitura:

Não há previsão para que a mobilização dos cegonheiros, na área Central do Recife, chegue ao fim. O grupo se reuniu, na tarde dessa quinta-feira (3), com representantes da Fiat, para dar início às negociações. Com mais de 60 caminhões, a categoria ocupa as vias dos bairros de São José e Santo Antônio, em protesto contra a não-utilização da mão de obra pernambucana para fazer o transporte dos veículos fabricados e desembarcados no Porto de Suape desde a última segunda-feira (31).

Os manifestantes, ligados ao Sintraveic, argumentam que o transporte é feito por empresários de Minas Gerais e São Paulo. "Queremos cobrar da montadora o compromisso que foi assumido com o governo através do Prodeauto, que determina a contratação de mão de obra e de empresas pernambucanas como contrapartida social devido às isenções fiscais concedidas", diz o comunicado do sindicato. Segundo o Sintraveic, os caminhões-cegonha estão ocupando vias como a Avenida Martins de Barros, a Rua do Imperador, o Cais de Santa Rita e a Ponte Princesa Isabel.

SADA

Em nota, a SADA Transportes, que é responsável pela operação logística da FCA, em Goiana, informou que o transporte está escoando normalmente. Confira trecho da nota enviada à imprensa:

"...Esclarece que seu transporte está escoando normalmente e nenhum dos caminhões/cegonhas participantes do protesto trabalham para a SADA. Além do mais, a SADA tem como norma ética e jurídica cumprir todos os contratos e acertos, desconhecendo as alegações de descumprimento de algum ajuste e, nesse mister, desafia se demonstrar termo contratual firmado pela SADA onde houve inadimplência. Relevante informa que o sindicato representativo da categoria dos cegonheiros transportadores da SADA é o SINTRAGO-PE, com registro sindical e base territorial no Município de Goiana, onde está instalada a fábrica JEEP-FIAT. Como operadora logística contratada pela FCA para fazer toda a distribuição dos veículos produzidos no polo automotivo, a SADA TRANSPORTES informa que, desde sua instalação em Goiana-PE, vem realizando diversos investimentos em infraestrutura (pátios, equipamentos de transporte, tecnologia da informação, dentre outros), contratação e treinamento de funcionários, além de utilizar 100% de mão-de-obra local e empresas pernambucanas para escoamento da produção de veículos que têm como destino as regiões Norte e Nordeste do país, além da exportação por meio do Porto de Suape-PE, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento regional".

Últimas notícias