Festa no Morro

Veja como está a mobilidade para a Festa de Nossa Senhora da Conceição

Linhas foram reforçadas e bloqueios estão sendo realizados. Confira como esquema está sendo feito

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/12/2017 às 14:30
Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Linhas foram reforçadas e bloqueios estão sendo realizados. Confira como esquema está sendo feito - FOTO: Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Leitura:

Neste ano, a Festa de Nossa Senhora da Conceição completa 113 edições. As celebrações que acontecem no Morro da Conceição, na Zona Norte, tiveram início no dia 29 de novembro e vão até até esta sexta-feira (8). Com milhares de fiéis subindo o Morro, um esquema especial de mobilidade foi realizado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT). Para saber como os fiéis estão chegando à Festa, o JC Trânsito foi conferir como o esquema está sendo montado.

Nesta quarta-feira (6), a CTTU começou a fazer os bloqueios efetivos nas entradas do Morro da Conceição, que vão acontecer até à 1h deste sábado (9). As interdições estão sendo realizadas no cruzamento entre o Largo Dom Luiz e a Avenida Norte, e também em toda a Rua Itacoatiara, principal acesso ao local. Apenas moradores com comprovantes de residência ou pessoas com algum tipo de doença ou mobilidade reduzida estão sendo permitidas a subir. Motocicletas também estão sendo liberadas. Toda a ação compreende um trabalho de 60 a 90 agentes da Autarquia, que reforça a equipe a partir da demanda.

Acesso

Saindo do Centro pela Avenida Norte, em direção ao Morro, no sentido subúrbio, os condutores encontram dificuldades a partir do Sesc Casa Amarela. Com o intenso fluxo de veículos nas proximidades do bairro de Casa Amarela e dos altos da Zona Norte, uma retenção se forma e o tempo de percurso quase dobra no caminho. Chegando à entrada, logo no Largo Dom Luiz, alguns motoristas não compreendem que o acesso está bloqueado e tentar forçar a entrada, atrapalhando quem chega atrás. Além disso, veículos de grande porte também não estão sendo permitidos a subir.

Logo à frente, na Rua Itacoatiara, há uma segunda parede de bloqueio. Um engarrafamento se forma entre as duas interdições, porque o controle é mais rígido. Algumas pessoas se confundiram com o esquema e chegam a usar táxi para tentar subir, mas também têm o acesso negado pelos agentes.

O comerciante Luiz Santos, de 45 anos, elogiou o esquema: "Moro aqui há vários anos e trouxe minha mãe, hoje, que é um dia bem tranquilo. O esquema foi bem montado e consegui subir com tranquilidade". Ele ainda elogiou a fiscalização. "A quantidade de agentes está sendo o suficiente para a demanda de carros que chega aqui. Acho que o único problema que tive foi no primeiro bloqueio, porque há muitos carros na Avenida Norte e o acesso está um pouco mais demorado", contou o comerciante.

Transporte

Desde o dia 29 de novembro, o Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) fez um reforço nas linhas que passam na Avenida Norte. Os passageiros elogiaram a quantidade coletivos que ficaram à disposição, com intervalos de tempo menores. Como o tráfego foi bloqueado em cima, o terminal de ônibus da linha 612 - Morro da Conceição foi realocado para a Avenida Norte.

Alguns passageiros, como Tamires Lima, 23 anos, não sabiam da interdição e subiram a pé. Ela que levava a filha de dois anos teve que carregá-la. "Eu não sabia que o terminal tinha sido transferidos. Tem muitos ônibus, mas não adianta muita coisa, porque a gente tem que subir essa ladeira todinha a pé", afirmou.


Alternativas

A maioria dos fiéis preferem subir o morro a pé, seja pela entrada principal ou pelas escadarias como um atalho. Mas para quem prefere um outro meio, há um ponto de mototáxi no Largo Dom Luiz, que faz as viagens até o alto.

Sexta-feira

Nesta sexta-feira (8), terminam as comemorações. Para quem vai ao último dia de festas, o Grande Recife Consórcio de Transporte preparou ações para beneficiar os usuário do transporte público. Haverá reforço na frota de ônibus, viagens extras, implantação de paradas seletivas, além do funcionamento do Terminal Integrado da Macaxeira, por 24h. Ao total, nesse dia serão reforçadas 109 linhas em toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) totalizando 236 veículos e 1.920 viagens a mais que em dias normais.

Confira as linhas que receberão reforço

207 – Barro/Macaxeira (BR-101)

330 – Casa Amarela/CDU

513 – Córrego da Areia

515 – Nova Descoberta (Bacurau)

516 – Casa Amarela (Nova Torre)

517 – Córrego do Inácio

520 – Macaxeira/Parnamirim

612 – Morro da Conceição

613 – Morro da Conceição (Bacurau)

621 – Alto Treze de Maio

622 – Vasco da Gama (Cabugá)

623 – Vasco da Gama (João de Barros)

624 – Brejo

626 – Brejo (Bacurau)

630 – Vasco da Gama/Derby

631 – Nova Descoberta (Cabugá)

632 – Alto do Refúgio

641 – TI Macaxeira/Encruzilhada

645 – TI Macaxeira (Av. Norte)

640 – Guabiraba/Derby

642 – Guabiraba (Córrego do Genipapo)

643 – Córrego do Jenipapo (Bacurau)

644 – Largo do Maracanã

680 – Vasco da Gama/Afogados

710 – Beberibe/Derby

914 – PE-15/Afogados

930 – Rio Doce/Dois Irmãos

948 – Arthur Lundgren II/Macaxeira

1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira

1907 – Paulista/Rio Doce

1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira

1980 – Igarassu/Cidade Tabajara

2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira

Linhas que passam nas proximidades do Largo Dom Luiz

330 - Casa Amarela/CDU

517 - Córrego do Inácio

612 - Morro da Conceição

621 - Alto Treze de Maio

622 - Vasco da Gama (Cabugá)

623 - Vasco da Gama (João de Barros)

624 - Brejo

631 - Nova Descoberta (Cabugá)

632 - Alto do Refúgio

641 - TI Macaxeira/Encruzilhada

642 – Guabiraba (Córrego do Jenipapo)

644 - Largo do Maracanã

645 - TI Macaxeira (Av. Norte)

Bacuraus

515 – Nova Descoberta (Bacurau)

613 - Morro da Conceição (Bacurau)

626 – Brejo (Bacurau)

643 - Córrego do Jenipapo (Bacurau)

Últimas notícias