Zona Oeste

Entenda as mudanças no trânsito da Ilha do Retiro; primeiro dia foi de dúvidas

Mudanças feitas pela CTTU no tráfego da região passaram a valer nesta terça-feira (16). Neste sábado (20), segunda etapa de mudanças entrará em operação

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 16/01/2018 às 13:49
Diego Nigro/JC Imagem
Mudanças feitas pela CTTU no tráfego da região passaram a valer nesta terça-feira (16). Neste sábado (20), segunda etapa de mudanças entrará em operação - FOTO: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

A manhã desta terça-feira (16), primeiro dia de mudanças no trânsito da Ilha do Retiro, na Zona Oeste do Recife, foi de muita confusão. Os motoristas desavisados das alterações tiveram dificuldades para entender as novas rotas na localidade, como a Rua Benfica, que passou a ser mão única no sentido do bairro do Derby, e o binário que dá acesso a Avenida Sport Club do Recife. As alterações foram anunciadas na última quinta-feira (11) pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

Guardas municipais orientaram os condutores neste primeiro dia, e devem permanecer nos pontos de mudança pelas próximas duas semanas. A orientação dos motoristas está sendo feita também através de panfletagem. De acordo com o órgão, a permanência dos agentes no local poderá ser estendida, caso haja necessidade. Estão envolvidos na operação 60 guardas municipais e orientadores de trânsito, atuando nos três turnos do dia.

Opiniões divididas

As opiniões sobre as alterações feitas na Ilha do Retiro dividiram motoristas. Para o funcionário público Rogério Veloso, 40 anos, as mudanças são positivas e devem auxiliar para que o trânsito flua melhor pela região. “Tudo que vem para beneficiar a mobilidade é bem-vindo, contanto que seja organizado. Acho que essa confusão de hoje é só uma questão de adaptação, e em breve todos estarão acostumados”, relatou. Já para o taxista Célio Feliciano, 45 anos, que não sabia das intervenções e descobriu ao chegar no local, a instalação de um novo semáforo muito próximo de outros dois pode causar ainda mais congestionamento. “Eu estou descobrindo agora que mudou o trânsito por aqui. Acredito que vai gerar ainda mais engarrafamento nessa região”, explicou.

De acordo com a CTTU, os reflexos das alterações serão sentidos ao longo do tempo, e quando as modificações da segunda etapa forem colocadas em prática, o trânsito terá ainda mais fluidez no local. Ainda segundo o órgão, as mudanças realizadas no tráfego da Ilha do Retiro foram estudadas durante todo o ano de 2017 antes de serem aplicadas. A autarquia também reforçou que pretende divulgar um balanço sobre as novas operações na região em breve.

Segunda etapa de mudanças

A segunda etapa das intervenções no trânsito da região, que prevê um binário entre as Avenidas Beira Rio e Professor Lima de Castro e o novo sentido do Túnel Chico Science, que passará a ser mão única, será colocada em prática a partir deste sábado.

Últimas notícias