Faixa

Vereadores criam comissão para discutir Faixa Azul na Antônio de Góes

A faixa foi implantada em janeiro e vem gerando discussões sobre a mobilidade da cidade

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/03/2018 às 13:30
Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal
A faixa foi implantada em janeiro e vem gerando discussões sobre a mobilidade da cidade - FOTO: Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal
Leitura:

Nos últimos dias, os engarrafamentos na Zona Sul do Recife, principalmente na Avenida Antônio de Góes, no bairro do Pina, viraram o foco do debate sobre o trânsito. Após a implantação da Faixa Azul na via, em janeiro deste ano, alguns condutores que trafegam na área começaram a levantar bandeira contra a faixa. Desta vez a discussão chegou ao legislativo e vereadores da Câmara Municipal criaram uma comissão especial para reavaliar o projeto que dá prioridade ao transporte público.

Na manhã desta segunda-feira (5), a comissão, que é liderada pelo vereador Marco Aurélio (PRTB), fez uma análise do tráfego da área e posteriormente vão levantar um documento e entregar a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Além dele, Gilberto Alves (PSD), Wanderson Florêncio (PSC), Rinaldo Júnior (PRB) e Aerto Luna (PRP) participam do grupo, que tem o apoio das comissões Acessibilidade e Mobilidade Urbana e Planejamento Urbano e Obras, na Casa.

Questionando os estudos técnicos realizados pela CTTU na área, Ricardo Cruz foi enfático: "A CTTU não está acima da Casa de José Mariano", afirmou.

A pretensão do grupo é se reunir com a Autarquia, nesta quarta-feira (7), para reavaliar a Faixa Azul da avenida. "Não somos contra a Faixa, mas depois que foi implantada o fluxo ficou muito difícil. Então se necessita de mais estudos técnicos", explica o vereador Marco Aurélio. Além disso, a comissão prometeu um encontro com o secretário de Mobilidade de São Paulo para debater sobre estudos no tráfego.

Faixa Azul

Anunciado para fevereiro de 2016, o trecho de Faixa Azul começou a funcionar no dia 9 de janeiro deste ano, na Avenida Antônio de Góes, no Pina, na Zona Sul do Recife. São 580 metros que dão continuidade ao corredor exclusivo de transporte de 5,8 quilômetros já existente na Avenida Conselheiro Aguiar, entre os bairros de Boa Viagem e do Pina, na Zona Sul, no sentido do Centro do Recife. Na via, trafegam 20 linhas de ônibus, que transportam mais de 70 mil passageiros diariamente.

O trecho da Faixa Azul já era previsto no projeto inicial da Avenida Conselheiro Aguiar, implantado em janeiro de 2016, mas as retenções de tráfego existentes na pista leste da Via Mangue e na própria Avenida Antônio de Góes levaram a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) a adiar sua instalação, na expectativa de uma maior acomodação do fluxo de veículos.

Últimas notícias