jaboatão

Colisão entre VLT e caminhão deixa feridos no Grande Recife

O acidente aconteceu por volta das 18h10 desta segunda-feira (19)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/03/2018 às 19:50
Foto: Leo Motta/JC Imagem
O acidente aconteceu por volta das 18h10 desta segunda-feira (19) - FOTO: Foto: Leo Motta/JC Imagem
Leitura:

Um caminhão caçamba carregado de areia bateu em um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Rua Riachão, em Muribeca, Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, e deixou três maquinistas feridos por volta das 18h10 desta segunda-feira (19). O acidente, entre as estações Cajueiro Seco e Marcos Freire, aconteceu em uma área onde o cruzamento de veículos é proibido.

De acordo com a Superintendência de Trens Urbanos do Recife (CBTU), o ferido mais grave foi o condutor principal do VLT, Leonardo Gomes da Silva, que fraturou a perna e está sendo avaliado no Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho. Um segundo maquinista, identificado como José Moabe Soares, sofreu uma luxação no tornozelo, mas já recebeu alta de uma unidade de saúde particular. O outro funcionário, Waldemar Sinfronio, estava sem ferimentos aparentes, mas passa por exames em um hospital particular do Recife. O motorista do caminhão não ficou ferido no acidente e fugiu do local.

Tentou cruzar os trilhos

Segundo o superintendente da CBTU, Leonardo Villar, a colisão foi causada pelo caminhão de placa KLJ-1491, de Água Preta, que tentou cruzar os trilhos de forma irregular. "Há tudo adequando para que os motoristas cruzem os trilhos na passagem de nível. Lá há sinalização e a velocidade do trem é reduzida. Mas eles vão e passam por esse lugar imprevisível, pondo em risco a vida de todo mundo. Fazem isso pra encurtar o percurso", explicou.

Com a manobra, os dois veículos acabaram se chocando.  Apenas um vagão do VLT foi danificado. A areia que o caminhão levava ficou espalhada pelos trilhos.

 

Funcionamento

Por meio de nota, a CBTU informou que aguarda a finalização da perícia do Instituto de Criminalística (IC) para que o trem possa ser retirado do trecho e levado para conserto. A previsão é de que o VLT da linha Curado volte a funcionar na tarde desta terça-feira (20) ou somente na quarta (21).

Nota da CBTU

A CBTU Recife informa que às 18h10 desta segunda-feira, (19), um caminhão de placa KLJ 1491 entrou em local proibido de circulação na via e colidiu com um VLT no trecho entre as estações Cajueiro Seco e Marcos Freire. Três maquinistas, um que pilotava o Veículo e dois que se encontravam na cabine ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital Dom Hélder e unidades de saúde particular. A empresa espera perícia do Instituto de Criminalística para retirada do VLT na via. Até a conclusão da perícia o trecho do VLT da linha Curado não terá operação comercial. O superintendente da empresa Leonardo Villar Beltrão e gestores da Operação e Manutenção estiveram no local para acompanhar as providências.

 

Últimas notícias