Alerta

Dia do motociclista pede reflexão e cuidado no trânsito

DPVAT: 76% das indenizações no primeiro semestre de 2018 foram pagas a motociclistas

Caio Campos
Cadastrado por
Caio Campos
Publicado em 27/07/2018 às 7:57
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
DPVAT: 76% das indenizações no primeiro semestre de 2018 foram pagas a motociclistas - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

Nesta sexta-feira (27) é comemorado o dia do motociclista. A data, antes de tudo, pede reflexão. O motociclista é, ainda, a principal vítima de acidente no trânsito. Segundo o coordenador do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, João Veiga, aproximadamente 70% das vítimas de Acidentes de Transporte Terrestre (ATT) são motociclistas.

Um levantamento feito pelo Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, traz outro recorte quanto ao perfil dessas vítimas. A maioria é do sexo masculino, entre 20 e 39 anos. Em 2017, dos 1.754 registros de acidentes de trânsito que deram entrada no HMA, 1.236 (70,5%) foram com motocicletas. Desses, 87% foram homens e 63% na faixa etária citada.

João Veiga alerta que a imprudência e a falta de proteção são os principais motivos para o número alarmante de acidentes. “Há uma proposta do Governo Federal para que itens de segurança, como sapato fechado, joelheira, cotoveleira e luva, sejam de uso obrigatório. Boa parte dos acidentados sofrem amputações dos dedos ou dos pés por estarem sem esses materiais.”, afirma o coordenador.

Adiel Francisco da Silva, 27, prestador de serviços, é uma das vítimas nesse perfil. Ele conta que tirou a habilitação assim que completou 18 anos, tanto para motocicleta quanto para carro, e que, de lá pra cá, sofreu dois acidentes enquanto pilotava. O primeiro foi em 2012, na Estrada de Belém, Zona Norte do Recife, seguindo para o trabalho. "Um motorista que estava com a mulher em trabalho de parto avançou o sinal vermelho e me acertou. Quebrei um dedo da mão e rompi o ligamento do tornozelo.", relembra.

Em 2014, estava na motocicleta junto com o primo, passando por Carpina, município da Zona da Mata Norte de Pernambuco, quando foi atingido por um caminhoneiro, que disse não ter visto o motociclista. Com o impacto, Adiel quebrou o pé e seu primo sofreu uma fratura exposta na perna.

Adiel admite que após o primeiro episódio ficou quase um mês sem conseguir olhar para a motocicleta, traumatizado com o ocorrido. Hoje, apesar de também possuir um carro, ainda prefere utilizar a motocicleta, por causa da agilidade no trânsito e o custo. Mas sua postura no trânsito mudou. "Hoje, reduzi minha velocidade praticamente pela metade e ando sempre prestando atenção e respeitando as sinalizações e medidas de segurança", declara Adiel.

Indenizações

Segundo dados da Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT, a motocicleta, apesar de representar apenas 27% da frota nacional, configura a maior parte das indenizações, atingindo a faixa dos 76%. É o veículo com maior número de indenizações pagas no primeiro semestre de 2018. Em acidentes envolvendo motocicletas, nas indenizações por morte, 88% foram para vítimas do sexo masculino. Para os casos de vítimas com sequelas permanentes, o sexo masculino representa 79%.

TV JC

Dia do Motociclista

Para celebrar o dia do motociclista, algumas atividades de conscientização serão realizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR). A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Secretaria de Saúde do Recife, realiza uma blitz educativa na Avenida Agamenon Magalhães, próximo ao viaduto da Avenida Norte, das 9h às 11h. No local, serão distribuídos materiais educativos de conscientização sobre os cuidados no trânsito, além de brindes aos motociclistas. A ação acontece em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife e a Operação Lei Seca (Detran/PE).

A Rota dos Coqueiros , que dá acesso à Reserva do Paiva e praias do Litoral Sul pernambucano, fará, das 8h às 12h, ao lado da Praça de Pedágio de Barra de Jangada, a Parada Legal, uma ação com serviços gratuitos ao público, como vacinação, aferição de pressão, massoterapia, orientações pelo Detran e checagem rápida para motocicletas, para garantir que o veículos estejam em condições seguras para a viagem.

 

Últimas notícias