Veículos

CRLV: Ministério das Cidades lança versão digital do documento

O condutor poderá fazer o download em PDF do certificado

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/08/2018 às 11:11
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
O condutor poderá fazer o download em PDF do certificado - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

Anunciado no fim do ano passado, o Ministério das Cidades apresentou oficialmente, nessa segunda-feira (27), a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVe). O documento, assim como a Carteira Nacional de Habilitação eletrônica (CNHe) traz todas as informações do veículo e tem um QR Code, que pode ser lido através do celular. O condutor poderá, inclusive, fazer o download em PDF do certificado.

Até o fim do ano, a novidade chegará a todos os Departamentos Estaduais de Trânsito, conforme a resolução número 720/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O primeiro a oferecer o CRLVe aos motoristas será o Detran do Distrito Federal (Detran-DF). O documento estará disponível no mesmo aplicativo utilizado para acessar a CNHe e coexistirá com o certificado impresso.

Como obter a versão digital

Para obter o CRLVe, o condutor deve ter quitado o licenciamento do veículo e o Detran de registro do automóvel deve ter aderido à tecnologia. O interessado deve baixar o aplicativo "Carteira Digital de Trânsito", disponível na App Store e no Google Play e adicionar o Certificado digital.

Quem já possui a CNH Digital, basta atualizar o aplicativo, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no aparelho. Em seguida, a pessoa deve adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo - CRV (antigo DUT). Para saber quais Detrans já aderiram à novidade, basta acessar o link

Últimas notícias