Mobilidade

CTTU altera trânsito na Zona Sul e implanta nova ciclofaixa

Com a mudança, duas ruas de Boa Viagem passam a ter sentido único

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/09/2018 às 10:20
Foto: Divulgação / CTTU
Com a mudança, duas ruas de Boa Viagem passam a ter sentido único - FOTO: Foto: Divulgação / CTTU
Leitura:

A partir deste sábado (22), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), fará uma alteração no trânsito de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife: as ruas Baltazar Passos e João Cardoso Aires passam a ter sentido único de circulação, compondo um binário.

Com a nova circulação, a Rua Baltazar Passos passa a ser mão única em direção à Avenida Boa Viagem. Já a Rua João Cardoso Aires terá sentido único de circulação até a Rua Waldemar Nery que, no trecho compreendido entre o binário, passa a ter sentido único de circulação. A Rua Baltazar Passos passa a ter o estacionamento proibido do lado esquerdo, enquanto o lado direito da Rua João Cardoso Aires terá o estacionamento removido, uma vez que a via irá acomodar a Ciclofaixa Setúbal. A Rua Cosmorama, no trecho compreendido entre o binário, também passa a ser mão única em direção à Rua João Cardoso Aires.

 

 

Para compor o binário, a pista local oeste (da direita) da Av. Visconde de Jequitinhonha, no trecho entre as duas vias, terá o sentido de circulação invertido. Diante dessa mudança, os condutores que seguem pela pista local oeste da Av. Visconde de Jequitinhonha, com intenção de seguir para o município de Jaboatão dos Guararapes ou acessar a Av. Boa Viagem, deverão convergir na Rua João Cardoso Aires e girar à esquerda na Rua Professor Augusto Lins e Silva, que passará a ser mão única em direção à Rua Baltazar Passos.

A partir da implantação do binário, o condutor que segue da Avenida Boa Viagem e, antes, acessava a Rua Baltazar Passos passará, agora, a acessar a Rua João Cardoso Aires, seguir pela pista local leste da Av. Visconde de Jequitinhonha, convergir à direita no pontilhão e na pista local oeste da Av. Visconde de Jequitinhonha para acessar novamente a Rua João Cardoso Aires. A intervenção ainda vai contar com uma abertura de acesso para a pista local leste da Av. Visconde de Jequitinhonha, permitindo que o condutor oriundo da pista principal possa acessar a pista local, girar à direita no pontilhão e seguir para a Rua João Cardoso Aires.

Ciclofaixa

Haverá também a implantação da Ciclofaixa Setúbal, cuja rota terá 5,5 km de extensão e irá conectar a Estação do metrô Aeroporto à Ciclovia Orla de Boa Viagem.

O projeto será realizada em duas etapas. Até o próximo sábado (22), estará concluído o trecho existente na Rua João Cardoso Aires. Já as demais vias terão os serviços de sinalização concluídos até o final do mês de outubro.

 

 

A nova rota será bidirecional e seu percurso terá início na Rua Dez de Julho, seguirá pela Rua Copacabana, Av. Mal. Juarez Távora, Rua João Cardoso Aires, Rua Cosmorama e Av. Armindo Moura até chegar na Av. Boa Viagem. Na Rua Dez de Julho, haverá um trecho de ciclorrota, que conectará o equipamento à Estação do metrô Aeroporto. Outro trecho de ciclorrota será implantado na Rua Setúbal, onde fará conexão com o Parque Dona Lindu. A Ciclofaixa Setúbal atenderá os bairros do Pina, Boa Viagem, Imbiribeira e Piedade.

Últimas notícias