Mobilidade

App da Zona Azul digital está disponível para download nesta terça

Ao contrário do que divulgado anteriormente, os talões de papel não serão retirados imediatamente de circulação e poderão ser comercializados até 1º de Agosto

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 25/06/2019 às 9:12
Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem
Ao contrário do que divulgado anteriormente, os talões de papel não serão retirados imediatamente de circulação e poderão ser comercializados até 1º de Agosto - FOTO: Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem
Leitura:

O aplicativo do Cartão de Zona Azul Digital (CZAD) já está disponível para download, nesta terça-feira (25). O App vem para substituir os talões de papel de estacionamento e começa a vigorar no início de julho. Ao contrário do que divulgado anteriormente, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) afirmou que os talões não serão retirados imediatamente de circulação e poderão ser comercializados até o dia 1º de Agosto. Portanto, no mês de julho, as duas formas de cadastro serão aceitas pelo órgão.

A partir de Agosto, só será possível estacionar na Zona Azul mediante a cadastro no aplicativo. A CTTU alega que a extensão do prazo se deve às fortes chuvas que ocorreram na Capital Pernambucana na semana passada. O Cartão de Zona Azul Digital poderá ser adquirido através de aplicativo oficial para celulares e tablets, além dos pontos de venda físicos, que serão equipados com terminais conectados ao sistema de Zona Azul Digital. O App está disponível na loja virtual (Play Store e App Store) de qualquer aparelho de Smartphone das plataformas Android e IOS. Após baixar o aplicativo, é só realizar o cadastro de seu veículo. 

O pagamento do CZAD poderá ser feito através de dinheiro e cartões de débito e crédito, no caso dos pontos físicos de venda, e apenas no cartão de crédito ou débito quando a compra for feita no aplicativo. No momento em que for ativar o cartão, o usuário terá que registrar o tempo de permanência na vaga de estacionamento rotativo.

Os idosos que fizerem uso de vagas de Zona Azul devem realizar cadastramento na CTTU para obter a credencial, que só será concedida a pessoas que residem no Recife. A CTTU disponibilizará gratuitamente aos idosos cadastrados 20 CZAD's mensalmente, que só poderão estar vinculados a uma placa de veículo.

Vagas

Na cidade do Recife, a permanência nas vagas variam entre duas e cinco horas, dependendo do que indica a sinalização da via. Estacionar irregularmente em uma área de Zona Azul é considerado infração grave e pode ocasionar em multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O bilhete permanecerá custando R$3. Atualmente, a cidade conta com mais de três mil vagas de Zona Azul, nos bairros do Recife, São José, Santo Antônio, Boa Vista, Madalena, Encruzilhada, Casa Amarela e Boa Viagem.

Últimas notícias