Fiscalização

Até novembro, 4,2 mil multas foram aplicadas por videomonitoramento no Recife em 2019

As infrações mais cometidas são relacionadas a estacionamento irregular

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 02/12/2019 às 12:09
Foto: Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem
A razão para que a capital pernambucana tenha optado por restringir as infrações notificadas por videomonitoramento é a educação - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem
Leitura:

As multas mais registradas pelas câmeras de videomonitoramento do Recife são relacionadas a estacionamento irregular. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), as mais cometidas pelos condutores na cidade em 2019, até o mês de novembro, envolvem estacionar o veículo em local proibido, em desacordo com a regulamentação e estacionar sobre o passeio ou sobre a faixa de pedestres. Apenas este ano, de janeiro a novembro, foram registradas 4.200 autuações pela fiscalização por videomonitoramento. Nesta segunda-feira (2), 16 novas câmeras começaram a funcionar e a multar na capital pernambucana.

A CTTU alerta que as infrações "colocam em risco os cidadãos que andam a pé e também dificultam a mobilidade dos demais veículos". No caso de estacionamento sobre o passeio ou faixa de pedestre, por exemplo, a multa é grave e o condutor é penalizado com cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CTB), além do pagamento de multa no valor de R$ 195,23. As autuações por videomonitoramento começaram no Recife em maio de 2017. Em agosto do mesmo ano, os equipamentos já haviam registrado 2.652 multas. Delas, 1.048 eram relacionadas ao estacionamento em desacordo com a sinalização.

Um ano depois da implantação das câmeras, em maio de 2018, as infrações relacionadas ao estacionamento em desacordo com a sinalização foram 2.356, correspondendo a 47,21% das multas. Atualmente, a cidade conta com 28 pontos de fiscalização por vídeo.

Novos pontos de fiscalização

Recife passou a contar com mais 16 câmeras de videomonitoramento. No total, a cidade passou a ter 28 pontos de fiscalização por vídeo. Inicialmente, as novas câmeras atuaram em caráter educativo, não sendo emitidas multas. A partir desta segunda (2), o condutor que for flagrado cometendo irregularidades passíveis de multa (confira quais infrações podem gerar multa por videomonitoramento no final da matéria) serão notificados.

Confira onde ficam os novos pontos:

Rua Córrego Euclides, próximo ao miniterminal de ônibus;
Entrocamento entre as ruas Córrego do Bartolomeu, Padre Oliveira e Córrego do Euclides, na Praça da Rodinha;
Avenida Beberibe, no Largo Comercial de Água Fria;
Entrada do Córrego da Areia, nas proximidades da Escola Municipal Professor Moacyr de Albuquerque
Avenida Hildebrando de Vasconcelos, na altura do miniterminal de ônibus;
Praça da Convenção, nas proximidades do cruzamento com a Rua Uriel de Holanda;
Cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua São Mateus, na Iputinga;
Avenida General San Martin, na altura da rotatória, próximo à Rua Doutor Gomes Pôrto;
Rua Jenner de Souza, próximo à Praça do Derby;
Praça Carlos Pinto, em Santo Amaro, próxima ao Shopping Tacaruna;
Cruzamento da Avenida Governador Agamenon Magalhães com a Rua Odorico Mendes
Cruzamento das avenidas Dantas Barreto e Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio;
Rua Maria Irene, próximo à Praça do Jordão;
Avenida Dois Rios, próximo ao semáforo 475;
Avenida Jean Emile Favre, em frente à Faculdade Boa Viagem;
Cruzamento das ruas Vasco da Gama e Frederico Ozanan, na entrada do Córrego do Botijão.

Locais que já contam com fiscalização por videomonitoramento

Avenida Recife, no cruzamento com a Rua Capitão Jacinto da Cruz; Avenida Antônio de Góes, nas proximidades da Secretaria de Administração do Estado;
Avenida Antônio de Góes, nas imediações da saída do Túnel Josué de Castro; Avenida Conselheiro Aguiar, no cruzamento com a Rua Frei Leandro; Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, no sentido subúrbio, no cruzamento com a Av. João de Barros;
Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, no cruzamento com a Avenida Professor José dos Anjos;
Avenida Governador Agamenon Magalhães, no cruzamento com Rua Dr. Leopoldo Lins;
Avenida Dois Rios, no cruzamento com a Rua Pintor Agenor de Albuquerque César; Rua do Acre, no cruzamento com a Estrada dos Remédios, em Afogados; Rua Arabaiana, em Brasília Teimosa, próximo ao cruzamento com a Rua Espadarte; Rua Nova Descoberta, no cruzamento com a Rua Vereador Otacílio de Azevedo, no bairro de Nova Descoberta;
Rua Expedicionário Francisco Vitoriano, na UR-5 Ibura.

Tipos de infrações que as câmeras poderão flagrar

De acordo com a CTTU, os equipamentos auxiliam na fiscalização de estacionamentos irregulares, ajudam na mobilidade dos pedestres e na passagem dos transportes públicos. Ainda segundo o órgão, os locais escolhidos "têm, em sua maioria, linhas de ônibus que trafegam com dificuldade por conta de estacionamentos irregulares nas vias". Diante disso, o órgão alegou que "intensificará a fiscalização por meio das câmeras para coibir irregularidades como estacionamentos sobre calçadas ou em locais proibidos e garantir a segurança viária e a mobilidade dos cidadãos".

Segundo a CTTU, as imagens captadas pelas câmeras são utilizadas para fiscalização de infrações como o estacionamento irregular, formação de fila dupla e conversão proibida, entre outras. Por outro lado, o órgão reitera que as imagens não são usadas para aplicar infrações que só podem ser validadas por equipamentos aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), como o excesso de velocidade; ou, ainda, as que precisem da abordagem dos agentes de trânsito, como conduzir o veículo sem os documentos obrigatórios ou em mau estado de conservação.

Últimas notícias