Trânsito

Volta às aulas: confira como está o trânsito no Recife nesta segunda-feira

Com o fim das férias escolares, as ruas do Recife contam com um acréscimo de 250 mil veículos

Mayra Cavalcanti
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Publicado em 03/02/2020 às 7:17
Foto: Wellington Lima/JC Imagem
FOTO: Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Leitura:

Com um acréscimo de cerca de 250 mil veículos nas ruas da capital pernambucana, ocasionado pelo fim das férias escolares, a dica para os condutores é sair mais cedo. Nesta segunda-feira (3), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) dá início à Operação Volta às Aulas que conta com agentes, orientadores e artistas educadores do órgão. As equipes estão espalhadas nos principais corredores como a Avenida Rui Barbosa, Dom João VI, Rua Bernardino Pessoa, Estrada do Arraial e Estrada de Belém. As ações se estendem até a próxima sexta-feira (7).

>> Grupo realiza protesto na Estrada da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes

Nesta segunda-feira, diversas vias estão com trânsito lento. Entre elas, a Avenida Abdias de Carvalho, na Zona Oeste do Recife, no sentido Centro, próximo à faculdade Estácio. Outros locais engarrafados são a Avenida Beberibe, também no sentido Centro, em frente ao Estádio do Arruda e a Avenida 17 de Agosto, nos dois sentidos, perto da Praça do Monteiro, ambos na Zona Norte. 

Operação Volta às Aulas

Este ano, além da operação de trânsito, 30 escolas serão contempladas com novas sinalizações focadas na mobilidade dos pedestres. Com o tema “No Trânsito, Educação é a Melhor Lição”, a Trupe da CTTU está nas ruas para conscientizar a criançada sobre boas práticas no trânsito, convidando os cidadãos a refletirem sobre o uso do espaço público. Participam das ações os personagens Super Semáforo, Faixa Amiga, Trombada, Plaquita e Zé Legal.

Bairros como Ibura, Brasília Teimosa e Imbiribeira, localizados na Zona Sul do Recife, irão receber sinalização no entorno de mais de 30 escolas, que contam com mais faixas de pedestres e placas de sinalização que dão prioridade aos pedestres. Segundo o órgão, a até o final de 2020, 240 escolas municipais serão contempladas com novas travessias e requalificação de faixas já existentes.

Ainda de acordo com a CTTU, com a volta às aulas, a frota circulante de veículos em toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) pode chegar a mais de um milhão, de acordo com as contagens feitas pelos equipamentos eletrônicos implantados nos principais corredores de trânsito. Por isso, a fiscalização nos principais corredores viários deve ser intensificada.

Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Na volta às aulas houve um acréscimo de cerca de 250 mil veículos nas ruas - Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Por isso a CTTU deu início a Operação Volta às Aulas - Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Agentes, orientadores e artistas educadores do órgão participaram da ação - Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Foto: Wellington Lima/JC Imagem
As equipes estão espalhadas nos principais corredores do Recife - Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Avenida Rui Barbosa, Estrada do Arraial e Estrada de Belém são algumas das ruas contempladas - Foto: Wellington Lima/JC Imagem
Foto: Wellington Lima/JC Imagem
As ações se estendem até a próxima sexta-feira (7) - Foto: Wellington Lima/JC Imagem

Últimas notícias