Protestos

Em mais um dia de protesto, profissionais da saúde voltam a fechar a Agamenon

Esse é o quarto dia seguido de protestos em frente ao Hospital da Restauração

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 06/02/2020 às 19:43
Foto: Amanda Ranheri/JC
Esse é o quarto dia seguido de protestos em frente ao Hospital da Restauração - FOTO: Foto: Amanda Ranheri/JC
Leitura:

Após o término da segunda reunião na Secretaria Estadual de Saúde, no início da noite desta quinta-feira (6), manifestantes voltaram a interditar a Avenida Agamenon Magalhães, no bairro do Derby, área central do Recife. Os auxiliares de enfermagem cobram melhores salários e condições dignas de trabalho. Os profissionais fecharam a via no sentido Boa Viagem, em frente ao Hospital de Restauração. O ato teve início às 18h30 e complicou o tráfego de veículos na região.

>> Profissionais de saúde realizam protesto na volta para casa em frente ao Hospital da Restauração, no Recife

>> Técnicos de enfermagem fazem novo protesto e bloqueiam a Avenida Agamenon Magalhães

>> Pelo terceiro dia consecutivo, manifestantes bloqueiam trânsito na Agamenon Magalhães

Motoristas foram orientados a desviar sua rota tendo que dobrar à direita pela Rua Joaquim Nabuco. Agentes de trânsito da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estiveram no local para orientar os condutores. 

Francis Hebert, presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), declarou que "o Governo não apresentou propostas e disse que só iria negociar caso os protestos sejam suspensos. Não vamos suspender! Vamos fazer uma assembleia para decidir se haverá algum ato amanhã (sexta-feira, 7) de manhã, mas o da tarde está confirmado”.

Próximos atos

Um ato está confirmado para a tarde desta sexta-feira, às 17h, e caso a assembleia concorde, às 6h da manhã. A categoria está em greve e pede a reposição de 10 anos dos salários e que o valor seja igualado ao salário mínimo, atualmente em R$ 1.045,00. “Não temos o que perder, recebemos apenas R$ 774,00. Esse governo do PSB diz que é amigo, mas só prejudica a gente”, disse Hebert.

Posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde

"A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que mantem aberto o diálogo com representantes da categoria para ouvir suas reivindicações e debater soluções. Uma nova reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira (06/02), com representantes tanto da SES-PE, como da Secretaria de Administração.

A SES-PE ressalta que o Governo do Estado nomeou, desde 2015, quase oito mil profissionais concursados de diversos níveis e categorias para a rede estadual, sendo que o último chamamento aconteceu no início do ano, com 389 novos servidores.

Vale destacar, ainda, que, a partir de 2016, fruto das mesas de negociação, a categoria passou a ser beneficiada com a Avaliação por Desempenho, que resultou em um aumento salarial de 5% no primeiro ano e de, no mínimo, 2,5%, nos anos subsequentes, para os servidores bem avaliados. Outra reivindicação atendida foi a extensão da gratificação de desempenho nos períodos de gozo de férias e licença prêmio.

Por fim, a SES-PE informa que todas as unidades de saúde estão em pleno funcionando nos últimos dias, realizando os atendimentos de urgência e emergência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como a realização de consultas ambulatoriais e procedimentos cirúrgicos."

Últimas notícias