ÔNIBUS

Prefeitura do Recife anuncia implantação da Faixa Azul na Rui Barbosa

Com a medida, os coletivos ganharão corredor exclusivo na avenida

Katarina Moraes com informações da repórter Roberta Soares
Cadastrado por
Katarina Moraes com informações da repórter Roberta Soares
Publicado em 10/02/2020 às 12:04
Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal
FOTO: Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal
Leitura:

A avenida Rui Barbosa, localizada no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, ganhará uma Faixa Azul ainda neste primeiro semestre de 2020. A informação foi repassada pelo Secretário de Mobilidade e Controle Urbano da cidade, João Braga, durante reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, nesta segunda-feira (10), na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Seduh), na Iputinga, Zona Oeste da cidade.

O corredor exclusivo para passagem de coletivos será implantado em toda a extensão da avenida onde há três faixas de trânsito, ou seja, até a altura da Praça São José dos Manguinhos, de acordo com o projeto.

» Licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife será refeita

» Grande Recife terá 346 ônibus novos e com ar-condicionado em 2020

» PM em terminais é uma das ações prometidas pelo governo de Pernambuco para compensar reajuste zero das passagens de ônibus

Para consolidar a Faixa Azul haverá alterações no trânsito. Segundo Braga, algumas delas serão no bairro do Parnamirim, na rua Esmeraldino Bandeira [nas Graças], na rua do Futuro [nos Aflitos], e no bairro do Derby, [área central do Recife].

Agamenon Magalhães

Também neste primeiro semestre, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação implantará a Faixa Azul na avenida Agamenon Magalhães, como já prometido pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio, em dezembro de 2019.

A Faixa Azul na Avenida é um pedido antigo de usuários de transporte público e já havia sido prometida em 2018 pela prefeitura. À época, a previsão era de que o equipamento fosse inaugurado no segundo semestre do ano passado.

A Avenida Agamenon Magalhães possui 4,8 quilômetros de extensão, que cortam oito barros do Recife. Para viabilizar a implantação do equipamento na via, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) realizou intervenções no trânsito de bairros como a Encruzilhada, na Zona Norte, Ilha do Retiro e Ilha do Leite, no Centro do Recife. Apesar de não dar mais detalhes sobre o equipamento, Geraldo Julio destacou a importância da Faixa Azul para os passageiros de transporte público.

"É tempo que a pessoa pode ficar um pouquinho mais em casa, é tempo que qualquer estudante pode passar um pouquinho mais de tempo estudando porque a viagem dentro do ônibus fica um pouco mais curta. A gente vai fazer a Faixa Azul da Agamenon sim", garantiu o gestor em entrevista à Rádio Jornal em dezembro de 2019. Nesta segunda-feira (16), o equipamento que fica na Avenida Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, ganhou um novo trecho, de cinco quilômetros, totalizando 14 quilômetros na via.

Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal
Trecho da Faixa Azul é implantado na Avenida Antônio de Góes, no Pina - Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal
Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal
O trecho dá continuidade ao que já existe na Avenida Conselheiro Aguiar, entre Boa Viagem e o Pina - Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal
Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal
Na Avenida, circulam 20 linhas de ônibus - Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal
Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal
Mais de 70 mil passageiros são beneficiados com a Faixa Azul - Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal

Últimas notícias