jc trânsito

Veja em tempo real engarrafamentos do Recife por conta do protesto dos enfermeiros

Protesto da categoria começou por volta das 8h30 desta quarta-feira (12)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 12/02/2020 às 15:45
Foto: Day Santos/JC Imagem
FOTO: Foto: Day Santos/JC Imagem
Leitura:

Após a chegada do Batalhão de Choque da Polícia Militar, os enfermeiros e técnicos de enfermagem que protestavam na Avenida Agamenon Magalhães, na área central do Recife, nesta quarta-feira (12), desobstruíram a via. O protesto, que travou o Recife, durou quase 12 horas.

A Agamenon Magalhães foi desobstruída por volta das 20h, depois da chegada do Batalhão de Choque da Polícia Militar, que deu três minutos para que a interdição fosse encerrada.  A categoria passou a ocupar a calçada em frente ao Hospital da Restauração. Entretanto, alguns voltaram para pista local da Agamenon e sentaram. Momentos depois, a polícia lançou bombas de efeito moral.

Após a ação da PM na via, segundo a categoria, o presidente do Satenpe, Francis Herbert, foi levado em uma viatura para a Central de Plantões da Capital, no Campo Grande, Zona Norte do Recife. Os profissionais também informaram que uma manifestante precisou de atendimento médico por conta de spray de pimenta.

Negociações e próxima assembleia

Às 17h30 desta quarta-feira (12), a comissão de negociação do sindicato e representantes das secretarias de Administração e da Saúde do Estado se reuniram. Após o encontro, o vice-presidente do Satenpe, Gilberto Flávio, informou que, durante a reunião, o governo reconheceu que precisa discutir os salários da categoria. Ele também criticou a ação da Polícia Militar na Avenida Agamenon Magalhães. "O ponto crucial dessa negociação foi pedir ao governo que desse a garantia de que os grevistas não seriam perseguidos ou teriam pontos descontados. Só neste ponto, a redação do governo não ficou a contento da comissão e nós trouxemos para a assembleia, para mostrar que o governo tem má intenção com os trabalhadores. O episódio de hoje foi lamentável, a postura da polícia foi lamentável", disse.

A categoria promete fazer uma nova assembleia na quinta-feira (13), mas não se posicionou sobre novas interdições. "Amanhã [quinta-feira, 13], às 7h, nós estaremos fazendo uma assembléia aqui e vamos fazer plantão na delegacia para dar apoio ao nosso presidente", explicou o vice-presidente do Satenpe.

Essa é a oitava manifestação do grupo em três semanas, que reclama melhores condições de trabalho e salários, além de reposição de 10 anos sem reajuste, segundo o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem de Pernambuco (Satenpe).

Confira a cobertura em tempo real via JC Trânsito

>> Em protesto, técnicos de enfermagem bloqueiam trânsito na Agamenon Magalhães, no Recife

>> Técnicos de enfermagem fazem novo protesto e bloqueiam a Avenida Agamenon Magalhães

>> Protestos no Recife: numa democracia, todos têm que fazer sua parte

Foto: Day Santos/JC Imagem
Os técnicos e auxiliares de enfermagem realizaram protesto - Foto: Day Santos/JC Imagem
Foto: Day Santos/JC Imagem
A manifestação acontece na Avenida Agamenon Magalhães, no sentido Boa Viagem - Foto: Day Santos/JC Imagem
Foto: Day Santos/JC Imagem
A categoria pede melhores condições de trabalho e de salário - Foto: Day Santos/JC Imagem
Foto: Michele Campelo
A Avenida Agamenon Magalhães está bastante engarrafada no sentido Boa Viagem - Foto: Michele Campelo
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
. O tráfego está lento desde as imediações do Ministério do Trabalho, no bairro do Espinheiro - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
É a oitava vez em que o grupo realiza manifestação em três semanas - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
CTTU está no local para auxiliar os motoristas que trafegam pela via - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
O protesto dura mais de oito horas - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
O grupo reclama melhores condições de trabalho e salários, além de reposição de 10 anos sem reajuste - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

 

>> Quarta-feira de trânsito e transtornos para população do Recife por conta do protesto dos enfermeiros

>> Profissionais de saúde realizam protesto na volta para casa em frente ao Hospital da Restauração, no Recife

>> Profissionais de saúde voltam a bloquear trânsito no Recife

>> Pelo terceiro dia consecutivo, manifestantes bloqueiam trânsito na Agamenon Magalhães

>> Em mais um dia de protesto, profissionais da saúde voltam a fechar a Agamenon

>> Pelo quinto dia seguido, profissionais de saúde protestam em frente ao Hospital da Restauração

Volta para casa

A população enfrentou dificuldades na volta pra casa, na noite desta quarta-feira (12), por conta do protesto dos enfermeiros. A analista contábil Bruna Freitas, de 29 anos, passou mais de uma hora na parada de ônibus na Rua Joaquim Nabuco. "Eu trabalho nas Graças. Tive que vir andando aqui para o Derby porque os ônibus de lá não estão passando aqui", afirmou. Já Ana Lúcia, que é atendente de odontologia, 56, estava indo para a Imbiribeira e passou mais de 30 minutos na espera pelo transporte coletivo. "Eu apoio o movimento. Eles precisam também. Agora, prejudica a gente, né? Mas, eu estou tranquila aqui. Eles estão fazendo o trabalho deles. Se fosse para me beneficiar, eu também faria", concluiu.

O trânsito, para quem seguia no sentido Boa Viagem estava sendo desviado pela Rua Joaquim Nabuco. Equipes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estiveram no local.

Nota da Secretaria Estadual de Saúde (SES)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e a Secretaria de Administração (SAD) afirmam que têm mantido o diálogo aberto com os representantes da categoria para debater as reivindicações. A SES reitera que os serviços da rede estadual de saúde estão em pleno funcionamento, realizando atendimentos de urgência, ambulatoriais e exames. A Secretaria de Saúde ressalta, ainda, que atua permanentemente para manter seus hospitais abastecidos de insumos e medicamentos necessários para prestar a assistência à população, além de trabalhar com determinação para resolver faltas pontuais. As equipes de manutenção das unidades também atuam rotineiramente para resolver os problemas nas estruturas físicas.

Já a Secretaria de Administração do Estado informa que, apesar do cenário macroeconômico nacional, no período de 2015 a 2019, o Governo do Estado realizou diversas ações priorizando as áreas de Educação, Saúde e Segurança. Em relação ao quadro de pessoal técnico-administrativo da Secretaria Estadual de Saúde, nesse período, foram nomeados quase oito mil novos servidores. Foram também realizadas 11 reuniões de mesas específicas de negociação, além de outras 30 reuniões de mesa geral com as respectivas entidades representativas de classe. Tais negociações ensejaram acordos com ganhos financeiros para a categoria, a exemplo do início do processo de avaliação de desempenho, que resultou em um aumento salarial de 5% no primeiro ano e de 2,5%, no mínimo, nos anos subsequentes, para os servidores bem avaliados. Outra reivindicação atendida foi a extensão da gratificação de desempenho nos períodos de gozo de férias e licença prêmio. Por último, a Secretaria de Administração enfatiza que o Governo do Estado está à disposição para o diálogo franco e permanente com as categorias do funcionalismo público estadual.

Últimas notícias