TRÂNSITO

Após protesto que parou o Recife, Avenida Agamenon Magalhães tem início de quinta tranquilo

Essa quarta-feira foi o oitavo dia de protestos dos técnicos e auxiliares em enfermagem em frente ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 13/02/2020 às 7:32
Foto: Day Santos/JC Imagem
FOTO: Foto: Day Santos/JC Imagem
Leitura:

Após ser palco de um protesto que durou quase 12 horas nessa quarta-feira (12), a Avenida Governador Agamenon Magalhães, na área central do Recife, tem trânsito intenso, porém sem retenções na manhã desta quinta-feira (13).

Essa quarta-feira foi o oitavo dia de protestos dos técnicos e auxiliares em enfermagem em frente ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby. Os profissionais da área da saúde continuaram a reivindicar melhores condições de trabalho e aumento do salário base, que atualmente é de R$ 774,82.

>> Veja as imagens do protesto na Agamenon Magalhães que parou o Recife

>> No protesto dos técnicos em enfermagem no Recife quem lucrou foram os pipoqueiros 

Congestionamentos

A Avenida Governador Agamenon Magalhães é um dos principais corredores do trânsito da capital pernambucana e teve sua faixa no sentido Boa Viagem interditada das 8h30 até as 20h11 da quarta, o que rendeu para o Recife um trânsito quilométrico e diversas vias congestionadas em consequência do bloqueio da avenida.

A pista foi liberada após a chegada do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco. De acordo com o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), o presidente do grupo, Francis Herbert, foi levado pela PM para a delegacia. Durante o protesto, agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) estiveram no local para auxiliar os motoristas, que desviavam pela Rua Joaquim Nabuco. 

Foto: Day Santos/JC Imagem
Os técnicos e auxiliares de enfermagem realizaram protesto - Foto: Day Santos/JC Imagem
Foto: Day Santos/JC Imagem
A manifestação acontece na Avenida Agamenon Magalhães, no sentido Boa Viagem - Foto: Day Santos/JC Imagem
Foto: Day Santos/JC Imagem
A categoria pede melhores condições de trabalho e de salário - Foto: Day Santos/JC Imagem
Foto: Michele Campelo
A Avenida Agamenon Magalhães está bastante engarrafada no sentido Boa Viagem - Foto: Michele Campelo
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
. O tráfego está lento desde as imediações do Ministério do Trabalho, no bairro do Espinheiro - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
É a oitava vez em que o grupo realiza manifestação em três semanas - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
CTTU está no local para auxiliar os motoristas que trafegam pela via - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
O protesto dura mais de oito horas - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
O grupo reclama melhores condições de trabalho e salários, além de reposição de 10 anos sem reajuste - Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

Opiniões divididas

Ao longo de toda a tarde, as opiniões dos que passavam pela Avenida Governador Agamenon Magalhães estavam divididas. Houve quem apoiou a manifestação, alegando o direito dos profissionais, e houve quem discordou da forma como o protesto foi feito. “Isso é um absurdo”, gritou um pedestre que passava pela via e tentou arrancar os cartazes das mãos dos profissionais. Apesar da exaltação do pedestre, a Polícia Militar, que acompanhou o protesto durante todo o dia, não precisou intervir. 

Para o motorista de ônibus Carlos André, um percurso de ida e volta [Olinda até o Terminal Integrado da Joana Bezerra] que tem duração de duas horas, hoje ultrapassou as três horas e meia. Além disso, quem estava a caminho do trabalho também não conseguiu escapar do engarrafamento. “Eu geralmente levo quarenta minutos para chegar ao trabalho e hoje vou levar mais de uma hora e meia. Fui muito prejudicado”, comentou o gestor de empresas Marcos Veríssimo. 

Últimas notícias