Mobilidade

Instituição arrecada bicicletas para criação de sistema compartilhado na Torre

As bicicletas serão restauradas em oficinas comunitárias e farão parte de sistema de compartilhamento gratuito local

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 13/02/2020 às 14:34
foto: Ricardo Labastier/JC Imagem
As bicicletas serão restauradas em oficinas comunitárias e farão parte de sistema de compartilhamento gratuito local - FOTO: foto: Ricardo Labastier/JC Imagem
Leitura:

A Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) começou nesta semana a segunda fase do programa de arrecadação de bicicletas para a criação de um sistema comunitário gratuito de compartilhamento, no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife. O projeto “Bota Pra Rodar” está sendo realizado desta vez em Santa Luzia. A proposta é que as bicicletas doadas sejam recuperadas em oficinas realizadas com pessoas da comunidade e que sejam depois disponibilizadas.

Desenvolvido desde 2013, na comunidade de Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, o projeto “Bota Pra Rodar” é dividido em quatro etapas: recolhimento das bicicletas, integração comunitária, oficinas de capacitação e sistema compartilhado de uso das bicicletas. As doações poderão ser feitas (até dia 10 de abril) por meio do whatsapp institucional 81 99458 6830 ou no formulário disponível no site doe.ameciclo.org

O projeto prevê também, além do restauro e compartilhamento das bicicletas, oficinas, em especial a de mecânica de bicicleta, que tem duração de três meses e tem como objetivo trabalhar a autonomia dos alunos em fazer a manutenção nas bicicletas que serão disponibilizadas para a comunidade.

Sustentabilidade

Bicicletas que não teriam mais uso passam a fazer, segundo o projeto, em média cinco viagens por dia.  Além de ser uma forma de capacitar moradores de comunidades periféricas do Recife interessados em mecânica de bicicleta, dando assim sustentabilidade à própria dinâmica de compartilhamento das bicicletas, a associação já atua há 6 anos no Recife e Região Metropolitana.

Últimas notícias