GRAÇAS

Mudanças no trânsito da Zona Norte do Recife desagradam moradores

Novas intervenções na circulação viária do bairro das Graças começam a valer a partir deste sábado (15)

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 15/02/2020 às 10:48
Foto: Cortesia
Novas intervenções na circulação viária do bairro das Graças começam a valer a partir deste sábado (15) - FOTO: Foto: Cortesia
Leitura:

As mudanças implementadas pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) na circulação viária do bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, a partir deste sábado (15), têm desagradado moradores da área. Com a intervenção, as ruas Esmeraldino Bandeira e João Ramos formaram um binário, ou seja, cada uma ganhou um sentido diferente.

>> Bairro das Graças, na Zona Norte do Recife, passa por mudança de trânsito a partir deste sábado

A Rua João Ramos ganhou o sentido em direção à Avenida Rui Barbosa desde a Rua Senador Alberto Paiva até a Praça São José dos Manguinhos. Já a Rua Esmeraldino Bandeira segue no sentido em direção à Rua Senador Alberto Paiva a partir da Rua Bruno Maia. Essa última mudança tem causado dor de cabeça nos moradores do Edifício Solar dos Manguinhos.

De acordo com o síndico do prédio, Geraldo José Alves, a inversão no sentido da via tem atrapalhado os moradores que utilizam uma rampa para acessar o estacionamento superior do edifício. "Nós temos veículos lá em cima. Quando era sentido em direção à Avenida Rui Barbosa, a rampa de acesso ao estacionamento superior, que está há mais de 20 anos aqui, seguia o sentido da rua. Agora com essa alteração, quem precisa colocar seu carro lá tem que fazer, pelo menos quatro manobras num trecho apertado pra entrar no prédio", completou.

Pegos de surpresa

Ainda segundo ele, a CTTU não cumpriu o que havia informado aos moradores quanto à proibição de estacionamento em trechos da via. "Isso pegou a gente de surpresa, a informação era outra. Nos falaram que o estacionamento seria proibido no lado oposto ao prédio para não dificultar a entrada de veículos. Mas agora, tudo que está feito é oposto ao que foi dito", disse o síndico, ressaltando que a retirada de quatro vagas no trecho em frente ao edifício seria suficiente para evitar problemas futuros no trânsito da região.

O que diz a CTTU

"A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informa que realizou reuniões prévias com a comunidade no bairro das Graças para informar sobre a mudança de circulação, que dará novas rotas e mais fluidez ao trânsito no local. Além disso, toda mudança foi comunicada aos moradores por meio de materiais de divulgação em todos os imóveis das ruas envolvidas na mudança, além de panfletagem realizada no roteiro.

Quanto aos estacionamentos, a CTTU informa que a situação foi normalizada ainda na manhã do sábado, quando a CTTU ordenou os veículos estacionados para a nova configuração da via. O novo plano de circulação no bairro das Graças tem o objetivo de dar mais fluidez a vias como as avenidas Rui Barbosa e Rosa e Silva, que são grandes corredores viários de transporte público."

Últimas notícias