Transporte

Tarifa do Metrô do Recife passa por último reajuste da série de aumentos prevista pela CBTU

O valor do bilhete vem sofrendo aumentos desde maio de 2019

Bruna Oliveira
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Bruna Oliveira
Publicado em 03/03/2020 às 17:13 | Atualizado em 11/03/2020 às 16:24
Brenda Alcântara/ JC Imagem
Passageiros do Metrô do Recife passam a pagar R$ 4 a partir deste sábado (7) - FOTO: Brenda Alcântara/ JC Imagem

A passagem do Metrô do Recife ficará R$ 0,30 mais cara a partir do próximo sábado (7). A tarifa, que desde maio de 2019 vem sofrendo reajuste, passa pelo último aumento previsto pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) com o valor de R$ 4.

A série de aumentos foi autorizado pela juíza Maria Edna Fagundes Veloso, titular da 15ª Vara Federal Cível, no dia 22 de abril de 2019, de forma segmentada. A passagem, que anteriormente custava R$ 1,60, no dia 5 de maio de 2019 passou a custar R$ 2,10. O outro aumento foi feito no dia 7 de julho de 2019, em que usuários passaram a pagar R$ 2,60 para utilizar o transporte. Já no dia 8 de setembro, o valor subiu para R$ 3. Em 3 de novembro, a tarifa fechou o ano de 2019 custando R$ 3,40. Em 2020, os passageiros começaram a pagar passagem mais cara a partir do dia 5 de janeiro, quando ela passou a custar R$ 3,70.

Ao todo, o metrô conta com 37 estações e passa pela cidade do Recife e sua Região Metropolitana, como Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho.

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Desestatização

O governo federal incluiu a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Programa Nacional de Desestatização (PND). A decisão atende a recomendações do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) e consta de decretos presidenciais publicados no Diário Oficial da União (DOU). A CBTU é responsável pela operação do metrô do Recife, além de Belo Horizonte, Maceió, João Pessoa e Natal.

De acordo publicou o Blog MoveCidade, para que o processo de desestatização seja concluído, o metrô do Recife deve passar a ser gerido pelo governo do Estado. A partir daí, o governo de Pernambuco deverá transformá-lo numa concessão pública. A estadualização é prevista na Lei Federal 8.693, de 3 de agosto de 1993, que descentralizou os serviços de transporte ferroviário coletivo de passageiros, urbano e suburbano, da União para os Estados e municípios, conforme evidenciou o Blog.

Acidente

Na manhã do dia 18 de fevereiro, o cenário dos frequentes transtornos com trens quebrados, estações fechadas e falhas nos mais diversos setores, deu lugar ao pânico, correria, usuários feridos, ambulâncias e paralisação da Linha Centro, afetando cerca de 250 mil pessoas. Isto aconteceu devido ao choque entre dois trens, na estação Ipiranga, que fica no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife. O caso ocorreu por volta das 5h40 e pelo menos 62 passageiros precisaram ser socorridos.

Segundo testemunhas, os dois trens seguiam em direção à Estação Recife. Um deles, que veio do ramal Camaragibe, estava parado na plataforma. O outro, do ramal Jaboatão, acabou colidindo na traseira do primeiro. Passageiros ficaram feridos. Alguns chegaram a cair dentro das composições e a desmaiar, devido ao tumulto. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas. Aproximadamente 30 pessoas foram socorridas pelos Bombeiros, enquanto 37 foram pelo Samu, que enviou onze viaturas ao local.

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