CALAMIDADE

Banheiro na Rua do Hospício é uma ameaça à saúde pública

Diversos moradores de rua utilizam o reservatório de água para se banhar e lavar roupas

Isabela Lemos
Cadastrado por
Isabela Lemos
Publicado em 29/04/2011 às 19:16
Leitura:

Abandono. Essa é a sensação que dá ao passar pela Rua do Hospício, nas proximidades do número 46, Centro do Recife. Imagine o que deve sentir quem diariamente tem que conviver com essa situação, como é o caso dos comerciantes e moradores da área?!

O problema? Lá existe um banheiro público, que até tem um cuidador, mas as condições são tão precárias que quem nunca o viu pessoalmente até dúvida da existência.

Em dias de muita utilização do sanitário - ainda antigo, um buraco no chão -, a fossa que acumula todos os dejetos esborra, causando muito caos aos donos de comércios na área. Como é o caso da Maria de Fátima Barbosa, que há quinze anos é dona de um restaurante bem em frente ao banheiro. Ela procurou a reportagem do Jornal do Commercio para fazer a denúncia e fomos conferir.

"Eu não só trabalho aqui como também moro, como muitas outras pessoas. Isso é um desrespeito com o ser humano. Quando esse banheiro entope, escorre dejetos para dentro do meu restaurante. Já imaginou? Com que cara fico quando algum cliente me quetiona essa situação?", lamenta, indignada.

Como se não bastasse o desprezo ao equipamento público, diversos moradores de rua utilizam o reservatório de água para se banhar e lavar roupas, causando uma poça de esgoto ainda maior no local.

"Além deles [os moradores de rua] usarem o banheiro como se fosse o da própria casa, tem uns que estendem as roupas que lavam com a água da cisterna e ainda escondem drogas em cima da casinha", contou um outro comerciante, que não preferiu se identificar.



Por meio de nota, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) - órgão da Prefeitura do Recife -, que é responsável pela manutenção dos sanitários públicos da cidade, informou que na próxima semana, uma equipe técnica fará uma vistoria no banheiro público da Rua do Hospício para promover os consertos necessários no sistema hidráulico.

Já a assessoria da  Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que neste sábado (30) uma equipe irá ao local realizar uma vistoria. Caso seja ferificado que há obstrução na rede de esgoto, a Companhia se compromete em executar os reparos no mesmo dia.

Últimas notícias