PACOTE DE TRÂNSITO

Plano de mobilidade do Recife limita caminhões na Zona Sul

Restrição aos veículos faz parte de plano de mobilidade, que prevê 10 mudanças no tráfego da capital até dezembro

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 27/07/2012 às 7:30
Ideia é dar mais fluidez ao tráfego
Restrição aos veículos faz parte de plano de mobilidade, que prevê 10 mudanças no tráfego da capital até dezembro - FOTO: Ideia é dar mais fluidez ao tráfego
Leitura:

Medidas que pretendem melhorar a mobilidade no Recife foram anunciadas pela prefeitura da capital pernambucana. O Plano de Ações para o Trânsito, o segundo da gestão do prefeito João da Costa e orçado em R$ 11,6 milhões, prevê 10 intervenções até o fim do ano. Também elenca oito sugestões para quem sucedê-lo no comando do Executivo municipal. A restrição de circulação de caminhões com mais de seis metros de comprimento, em horários de pico, nas cinco principais avenidas de Boa Viagem, na Zona Sul, é um das ações divulgadas. Fazia parte do primeiro plano, mas não foi colocada em prática. Se a proibição de carga e descarga de fato vingar, vai contribuir para dar fluidez aos veículos na região.

A partir de setembro, os caminhões não poderão trafegar, das 6h30 às 9h e das 17h às 20h, nas Avenidas Boa Viagem, Conselheiro Aguiar, Domingos Ferreira, Herculano Bandeira e Antônio de Goes. A proibição já existe no Centro da cidade. “"Recife vive um crescimento econômico que exige transporte de carga, em especial na construção civil. Mas precisamos compatibilizar isso com a mobilidade para que não atrapalhe o deslocamento das pessoas"”, destacou o prefeito João da Costa, assegurando que haverá intensa fiscalização em Boa Viagem.

Outra intervenção anunciada será a eliminação do giro à esquerda na Avenida Agamenon Magalhães com a Rua Odorico Mendes, em Campo Grande, na Zona Norte. “"Recebemos muitas reclamações por causa da retenção de veículos ali. Com o fim do giro à esquerda haverá mais fluidez na Agamenon, com a liberação de mais uma faixa. Também vamos diminuir o tempo do semáforo"”, explicou a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Maria de Pompéia. Na Avenida Beberibe, mesma região, mais proibições de giro à esquerda: nos cruzamentos da via com as Ruas Fernando César, na Encruzilhada, e com a Avenida Professor José dos Anjos, Arruda.

Quatro binários serão criados. O primeiro começa a funcionar amanhã e compreende as Estradas do Encanamento e do Arraial, na Zona Norte. Em outubro, está programada mudança no bairro de Santo Amaro, na área central. As Ruas do Pombal e 13 de Maio serão transformadas em mão única, com sentidos inversos. O mesmo acontecerá com as Ruas da Fundição e do Veiga. No Jiquiá, Zona Oeste, será implantado o quarto binário, em dezembro, entre as Ruas João Teixeira e Antônio Carneiro.

Leia mais no JC desta sexta-feira (27)

Últimas notícias