educação

Pelo quinto ano consecutivo, medicina é o curso mais concorrido no vestibular da UFPE

A concorrência de medicina no campus Recife é de 30,2 candidatos por vaga. Em segundo lugar também está medicina, mas no campus Caruaru, com 24,6 candidatos lutando por uma vaga

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 22/11/2013 às 10:53
Foto: Igo Bione/JC Imagem
A concorrência de medicina no campus Recife é de 30,2 candidatos por vaga. Em segundo lugar também está medicina, mas no campus Caruaru, com 24,6 candidatos lutando por uma vaga - FOTO: Foto: Igo Bione/JC Imagem
Leitura:

Pelo quinto ano consecutivo, medicina é o curso mais concorrido do vestibular 2014 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A concorrência completa foi divulgada na manhã desta sexta-feira (22), durante entrevista coletiva na sede da Covest. A concorrência de medicina no campus Recife é de 30,2 candidatos por vaga, menor que a do ano passado, quando 35,3 feras disputaram uma vaga. Em segundo lugar está novo curso de medicina, recém-criado, no campus Caruaru, com 24,6 candidatos lutando por uma vaga.

VEJA AQUI A CONCORRÊNCIA COMPLETA DO VESTIBULAR DA UFPE

VEJA AQUI A ESTATÍSTICA COMPLETA DO VESTIBULAR DA UFPE

O terceiro curso mais concorrido é direito, com 16,9 candidatos por vaga. Um total de 40.452 feras disputa 6.607 vagas, distribuídas em 97 cursos no Campus Recife e nos Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA), em Caruaru. Destas vagas, 4.897 são para livre concorrência e 1.710 (25,88%) destinadas ao sistema de cotas. Vale ressaltar que os estudantes cotistas só vão disputar as vagas do sistema de cotas caso não obtenham nota suficiente para ficar no grupo de livre concorrência.

A primeira fase do concurso foi o Enem. A segunda etapa será dias 8 e 9 de dezembro. Antes da realização das provas da segunda etapa, os candidatos deverão imprimir, no período de 4 a 7 de dezembro, o Comunicado de Confirmação de Inscrição (CCI), site da Covest. No documento consta o local de realização das provas.

A quarta colocação no ranking de concorrência é ocupada por Engenharia Civil (Caruaru), com 16,1 candidatos/vaga. A graduação em Fisioterapia (Recife) tem a quinta maior concorrência, com 13,8 candidatos/vaga, registrando queda em relação ao exame passado, quando teve a quarta maior concorrência, com 15,1 candidatos/vaga.
 
COTAS – A concorrência das vagas reservadas ao sistema de cotas não inclui 3.777 candidatos que deixaram de declarar, no ato da inscrição, a que grupo cotista pertencem. Esses candidatos deverão informar o grupo durante a fase de apresentação de documentos, válida para todos os cotistas, antes da divulgação do listão. No dia 23 de dezembro, será no divulgado, no site da Covest, o edital de convocação com a data, o local e o horário para apresentação dos documentos comprobatórios.
 
PERFIL – Do total de inscritos, 25.008 feras integram o grupo da livre concorrência e 15.444 são cotistas.  A isenção da taxa de inscrição foi concedida a 10.170 pessoas. A maioria dos candidatos ao processo seletivo é, novamente, do sexo feminino. São 23.457 mulheres e 16.995 homens inscritos.
 
Na segunda etapa do Vestibular 2014, os candidatos serão submetidos a duas provas por dia de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido. A duração de cada dia de provas será de quatro horas. A redação da prova de Português 1 será aquela realizada no Enem 2013. A nota será a informada pelo Ministério da Educação (MEC), convertida para uma escala de zero a oito pontos. Apenas os candidatos ao curso de Química (Grupo IX) serão submetidos à terceira etapa.

Últimas notícias