Saúde

Alunos reagem a nova administração do Hospital das Clínicas

Conselho Universitário aprova nova administração por parte de empresa do MEC

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 02/12/2013 às 20:40
Leitura:

O Hospital das Clínicas (HC), vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), será administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) do Ministério da Educação (MEC). A reunião do Conselho Universitário da instituição para decidir a adesão, realizada nesta segunda-feira, foi marcada por tumulto e gritaria.

O reitor da instituição, Anísio Brasileiro, propôs uma votação às pressas e o controle da Ebserh foi aprovado por maioria, embora sem data definida. Alguns alunos e servidores da UFPE rejeitam o acordo por acreditarem em futura privatização e nepotismo. Após o encontro, estudantes ocuparam o prédio da reitoria da universidade, onde colaram cartazes e gritaram palavras de protesto.

Criada em 2011, a Ebserh, que já administra 14 hospitais universitários, é uma empresa constituída e submetida ao controle dos órgãos públicos. Com a adesão, estão previstas agilidade na execução de projetos de reestruturação física (UTIs adulto e pediátrica, enfermarias, centro obstétrico, farmácia, almoxarifado, agência transfusional, laboratório, fisioterapia, ambulatórios, elevadores e fachada); ampliação do número de leitos do HC; implantação plena do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), possibilitando, entre outros avanços, a existência do prontuário eletrônico.

Últimas notícias