CONTROLE URBANO

Imóveis abandonados deterioram paisagem da Zona Sul do Recife

Lixo, detritos e mato se acumulam nos terrenos e no que restou das propriedades, muitas delas alvo de especulação imobiliária

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 09/08/2014 às 8:00
Foto: Edmar Melo/JC Imagem
FOTO: Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Leitura:

Os bairros do Pina e de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, ostentam alguns dos metros quadrados mais cobiçados pelo mercado imobiliário da Região Metropolitana do Recife. O contraste não poderia ser maior com os vários imóveis abandonados e degradados, além de terrenos esquecidos, ao longo das Avenidas Herculano Bandeira, Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar. 

A entrada do bairro do Pina já apresenta um festival de irregularidades, com terrenos abertos e tomados por mato, além de casas e estabelecimentos comerciais abandonados e repletos de pichações. Nos primeiros cem metros da Domingos Ferreira podem ser vistos um terreno abandonado e uma residência demolida, hoje tomada por entulhos e servindo de espaço para o consumo de drogas. “Á noite o terreno fica cheio de usuários de crack, é deprimente. E no terreno quase todo dia vem gente e coloca lixo”, contou o vigilante Jarbas Matoso, que trabalha próximo ao local.

Na esquina da Avenida Domingos Ferreira com a Rua Tenente João Cícero – um dos pontos mais movimentados do bairro de Boa Viagem – um edifício de três andares está abandonado há quase 20 anos. A área foi murada pelos proprietários, o que não impede que usuários de crack entrem para consumir a droga à noite, de acordo com relatos feitos por vizinhos que preferiram não se identificar temendo represálias.

No cruzamento da Domingos Ferreira com a Rua Jack Ayres, outro terreno fechado e que apenas serve como depósito de lixo.

Seguindo de volta pela Avenida Conselheiro Aguiar os problemas continuam. Na esquina com a Rua Vicência, um prédio inacabado de oito andares. Pouco depois do cruzamento com a Rua Padre Bernardino Pessoa, apenas o esqueleto de uma casa de primeiro andar. Ao lado, um terreno onde outras sobras do que foi uma residência estão sendo demolidas.

As pichações também atingem, democraticamente, todos os pontos das três avenidas, de forma mais notada no trecho que vai do final da Herculano Bandeira até os primeiros 300 metros da Domingos Ferreira. São raras as casas e estabelecimentos comerciais que não têm alguma marca deixada pelos pichadores. 

“Essa área aqui está entregue. Quando não é para os noiados (usuários de crack) e para o pessoal que fica pichando as casas”, disse a desempregada Adriana Monteiro, que mora no Pina.

Segundo o secretário de Mobilidade e Controle Urbano da Prefeitura do Recife, João Braga, a Zona Sul será alvo de uma ação para identificar e solucionar problemas como a disposição dos ambulantes, vagas de estacionamento e a situação de imóveis irregulares.

Dez motoqueiros passarão a fazer rondas diárias pelo local e ao final do dia deverão entregar um relatório do que viram. “Essas informações vão nortear as medidas que tomaremospara ordenar os bairros”, afirmou.

Com relação aos imóveis abandonados e degradados, João Braga garantiu que encaminhará ainda este mês ao prefeito Geraldo Julio uma proposta de como interceder junto aos proprietários para organizar os locais.

Ainda de acordo com o secretário, a prefeitura tem conseguido resultados positivos na tentativa de ordenar a Zona Sul. “Começamos disciplinando a ocupação do espaço na praia, acabando com os loteamentos que existiam. Depois, resolvemos o problema de estacionamento irregular na Rua dos Navegantes, bem como os ambulantes que atuavam no local”, explicou.

Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Terreno baldio no começo da Avenida Antônio de Góis - Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Área descampada no cruzamento da Conselheiro Aguiar com a Antônio de Góis - Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Área descampada no cruzamento da Conselheiro Aguiar com a Antônio de Góis - Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Área descampada no cruzamento da Conselheiro Aguiar com a Antônio de Góis - Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Foto: Edmar Melo/JC Imagem
Terreno baldio no início da Avenida Domingos Ferreira, no Pina - Foto: Edmar Melo/JC Imagem

João Braga adiantou que está em curso um estudo para a realização de um novo plano de semaforização de Boa Viagem que deve ser concluído nos próximos meses.

Leia mais na edição de Cidades do JC deste sábado

Últimas notícias