operação tela plana

TVs roubadas em Minas Gerais eram vendidas em lojas do Grande Recife

Produtos da marca Semp Toshiba eram vendidos na Laser Eletro. Quem comprou o produto na loja terá que devolver

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 16/09/2014 às 11:15
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Produtos da marca Semp Toshiba eram vendidos na Laser Eletro. Quem comprou o produto na loja terá que devolver - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 18h47

A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou uma operação, na manhã desta terça-feira (16), para apreender televisões de tela plana e LCD que tinha sido roubadas em Minas Gerais e estavam sendo vendidas em lojas da Laser Eletro do Recife e Região Metropolitana. O sócio e gerente das lojas, Tzeng Guo Uen, de 55 anos, foi preso na Operação Tela Plana. Ele é responsável pelas compras dos produtos para distribuição nas lojas.

O caminhão com as TVs foi roubado em Minas Gerais por dois homens, no dia 31 de março deste ano. A carga continha 46 equipamentos. O roubo é investigado pela polícia mineira. A polícia de Pernambuco investiga a receptação dos televisores. A carga era avaliada em R$ 690 mil.

"As televisões foram roubadas em Minas Gerais e estavam sendo comercializadas apenas nas lojas Laser Eletro da Região Metropolitana do Recife. São todas de 48 polegadas e da marca Semp Toshiba", explicou o delegado Joselito Kerle, gestor do Departamento de Crimes Patrimoniais (Depatri). "Conseguimos o número de série das televisões, o que facilitou nosso trabalho", completou.

O sócio das lojas alega que recebeu a carga de televisores de uma empresa de informática sediada em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A polícia foi ao endereço fornecido pelo sócio, mas a loja não existe. Tzeng Guo Uen disse à polícia que comprou as TVs mais baratas que o preço de mercado porque precisava abastecer as lojas para a Copa do Mundo. Ele recebeu a carga no início de abril.

Tzeng será encaminhado ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel). Ele deve responder pelo crime de receptação qualificada e, se condenado, pegar de 3 a 8 anos de prisão. O crime é inafiançável.

Doze lojas no Recife, Jaboatão dos Guararapes e Abreu e Lima, na RMR, vendiam as televisões. Existe a suspeita de alguns exemplares também foram para Carpina, na Zona da Mata do Estado.

A polícia chegou aos televisores pois alguns deram defeito e as pessoas que compraram levaram em assistências técnicas. Quando os equipamentos chegaram nas assistências, os números de série foram repassados para o fabricante, que acionou a polícia. As investigações começaram em julho.

Os consumidores que compraram as TVs devem ser ressarcidas pela loja. Caso isso não aconteça, eles devem entrar com uma ação na justiça.

A operação teve a participação de 60 policiais civis.

Últimas notícias