cosme e damião

Cosme e Damião são celebrados na RMR

Dia dedicado aos santos gêmeos conta com programação especial

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 27/09/2014 às 8:00
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Dia dedicado aos santos gêmeos conta com programação especial - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

O sábado será de homenagens para os Santos Cosme e Damião. No Recife e em parte da Região Metropolitana, o dia dedicado aos famosos santos gêmeos, responsáveis por uma das festividades religiosas mais antigas do País, será comemorado com uma programação especial de festa, shows e celebrações eucarísticas.

Na capital pernambucana, uma das moradoras mais ilustres de Casa Amarela, na Zona Norte, a cozinheira Aldemira Pereira de Lima, 75 anos, a famosa Dona Mira, mantém a tradição e, pelo 46º ano consecutivo, abre as portas do seu restaurante para distribuir doces e brinquedos para as crianças do bairro em comemoração à data.

A festa começa por volta das 8h, com um café da manhã caprichado para a garotada e os moradores do entorno. O prato principal será o munguzá. “Traz força e energia”, conta Dona Mira. Além disso, também haverá sorteios de enxovais para as grávidas da localidade.

Segundo Dona Mira, mais 1.500 sacolinhas com bombons, pirulitos e pipoca já estão preparadas. “Comecei distribuindo sete sacolinhas por conta de uma promessa. Vou continuar fazendo essa festa até quando Deus quiser”, explica.

Em Igarassu, no Grande Recife, a festa acontece desde o dia 18 deste mês, com missas e procissão em homenagem aos padroeiros da cidade. O município, que completa 479 anos de emancipação política, abriga a igreja mais antiga do Brasil dedicada a Cosme e Damião, construída em 1535.

Neste ano, a tradicional festividade dedicada aos santos traz como tema o trecho bíblico do livro dos Atos dos Apóstolos “Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas”. Centenas de fiéis de várias partes do Estado já participaram da festa nos últimos dias.

Hoje, a programação começa cedo, às 5h, com a celebração da Santa Missa. Por volta das 10h, acontece outra celebração eucarística. A partir do meio-dia, haverá uma exposição, para que os devotos possam contemplar as relíquias dos padroeiros

Já às 15h, haverá mais uma missa, antecedendo a procissão com as imagens de Cosme e Damião, que sairá por volta das 16h30, da Igreja Matriz. O cortejo percorrerá as principais ruas do município.

A parte religiosa termina com a Celebração Eucarística presidida pelo vigário-geral da Arquidiocese de Olinda e Recife e bispo emérito da Diocese de Palmares, dom Genival Saraiva.

PROFANO - A festa também abre espaço para o lado profano. Dentro da programação dos 479 anos da cidade e dos padroeiros, haverá shows com muitas atrações musicais. À noite, a partir das 18h, animação fica por conta do cantor Frei Damião, o grupo Amigos Sertanejos e da banda Magnatas do Forró. No domingo, sobem ao palco Xinelo de Tonhe e Forró do Muído.

Últimas notícias