Passeio

Parques, pátios e construções históricas na programação do Olha!Recife

Passeios evocam a arquitetura do passado e visitam importantes construções históricas

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 10/10/2014 às 10:15
Foto: Bobby Fabisack / JC Imagem
Passeios evocam a arquitetura do passado e visitam importantes construções históricas - FOTO: Foto: Bobby Fabisack / JC Imagem
Leitura:

Os mais crescidos também têm vez no fim de semana da criançada. No sábado e no domingo, o projeto de sensibilização turística Olha!Recife, da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, oferece passeios gratuitos de ônibus, de catamarã, a pé e de ônibus.

No sábado, o Olha!Recife no Rio vai fazer um passeio pelo Capibaribe com destino ao bairro de Casa Forte, passando por 14 bairros da cidade. O programa acontece às 10h30 e oferece uma perspectiva diferente de contemplação de nossas belezas: de dentro para fora. A malha urbana do Recife desfilará apressada pelo caminho, representada por suas construções históricas, pontes, palafitas, arranha-céus e manguezais. O passeio sairá do Catamaran Tours, no Cais das Cinco Pontas.

Ainda no sábado, o Olha!Recife de Ônibus, sai ás 14h da Praça do Arsenal e irá se dedicar aos principais parques da cidade. No roteiro, estão previstas paradas no Parque 13 de Maio, que fica no Centro da cidade e abriga obras de arte, inclusive de Abelardo da Hora, no novo Parque da Macaxeira, no Parque da Jaqueira, no Parque de Santana e no Dona Lindu.

Já no domingo, o Olha!Pedalando fará um circuito especial pelos pátios e largos de igrejas da cidade. Esses espaços têm, desde o período colonial, uma função agregadora e de promoção do convívio social. O passeio tem saída marcada para as 9h, na Praça do Arsenal. Aqueles que escolherem esse passeio irão visitar os pátios de São Pedro, do Carmo, Livramento, do Terço, São José do Ribamar e Pátio de Santa Cruz. Esses espaços são respiradouros em meio às ruas tumultuadas do centro, que testemunharam a evolução histórica e urbana da cidade.

No mesmo horário, o Olha! Recife a Pé será dedicado à Avenida Rui Barbosa, na zona Norte da cidade. A avenida concentra algumas das mais belas construções históricas do Recife. No roteiro, sobrados e mansões remanescentes da aristocracia açucareira e da expansão da cidade com os banhos de rio e implantação dos bondes e da maxambomba. Serão contemplados o Solar da Jaqueira, a Academia Pernambucana de Letras, a Estação Ponte D'Uchoa, o Colégio Damas, o Museu do Estado, o Palácio dos Manguinhos e outras construções existentes na via. O grupo sairá da Praça do Arsenal, de ônibus, com destino à Rui Barbosa, onde desembarcam para fazer a caminhada.

Para participar de qualquer modalidade de passeio é preciso inscrever-se no site. Os passeios são gratuitos e contam com guias de turismo, mas é preciso levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições de caridade.

Últimas notícias