FESTIVAL

Flores invadem o Recife

Evento inicia nesta quarta, no pátio da Igreja do Carmo, com a oferta de mais de 200 espécies de plantas

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 02/09/2015 às 7:30
Lídia Marques/ Divulgação
Evento inicia nesta quarta, no pátio da Igreja do Carmo, com a oferta de mais de 200 espécies de plantas - FOTO: Lídia Marques/ Divulgação
Leitura:

A primavera chegou mais cedo no Recife. Desta quarta (2) até o dia 13 deste mês, o 7º Festival de Flores vai colorir e perfumar o Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio. O público que costuma passar pelas ruas do Centro da cidade poderá adquirir espécies variadas a preços reduzidos, dispostas em uma área de 800 metros quadrados.

“Como esse é um evento beneficente, que não visa grandes lucros, os produtos são bem mais baratos”, explica o coordenador da feira, Geraldo Franco, acrescentando que parte da renda será destinada ao Centro Espírita União do Vegetal para ações sociais em comunidades pobres de Abreu e Lima, Paulista e São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana. A feira é realizada pelo cento espírita e Cooperativa de Flores de Holambra, cidade paulista de onde vem todas as plantas.

Segundo Geraldo, os preços das flores e plantas devem variar de R$ 3,50 até R$ 500. “No ano passado, tínhamos bonsais de dez e 15 anos que valiam isso”, lembra. Ele diz que as espécies mais procuradas são as orquídeas e rosas, justamente pelo valor acessível. “Algumas pessoas até compram para revender.” 

Com mais de 200 espécies à venda, a feira tem oferta para todos os tipos de gosto e estilos de vida. Quem tem mais tempo para se dedicar às plantas, pode adquirir bonsais de espécies ornamentais como tuia, buganville e shimpaku. Também tem os de frutíferas – jabuticaba, araçá, pitanga, romã e outras. Quem não tem tanto tempo assim, pode optar pelas cactáceas ou pelas chamadas plantas “suculentas”: echeverias, flores de maio e huernias.

Uma das espécies que devem chamar a atenção do público é a planta carnívora (Dionaea muscipula), que atrai insetos para suas folhas, capturando-os para depois comê-los.

A expectativa dos organizadores é de que, pelo menos, 50 mil pessoas compareçam nos 11 dias do evento. “No ano passado fomos um pouco prejudicados porque choveu muito nos três primeiros dias. Acredito que agora será melhor”, comenta o coordenador.

Para facilitar as compras, os organizadores aceitam pagamento em cartão de crédito (Visa e Mastercard). Quem não puder comparecer nos primeiros dias, não precisa se preocupar. O estoque será renovado continuamente pelos organizadores. O horário de funcionamento da feira é das 8h às 19h e a entrada no estande é gratuita.

Últimas notícias