MONTE DOS GUARARAPES

Festa da Pitomba, em Jaboatão, começa neste domingo

Festividade vai durar nove dias. Procissão, às 15h, saindo da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, marcará o início das comemorações

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 31/03/2018 às 10:29
Foto: Marcelo Ferreira/PJG/Arquivo
Festividade vai durar nove dias. Procissão, às 15h, saindo da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, marcará o início das comemorações - FOTO: Foto: Marcelo Ferreira/PJG/Arquivo
Leitura:

Durante nove dias, moradores e visitantes de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, vão comemorar a Festa da Pitomba, que começa neste domingo. A 361ª edição é uma homenagem à padroeira do município, Nossa Senhora dos Prazeres. Atividades religiosas e culturais acontecerão no Parque Histórico Nacional dos Guararapes. Uma procissão, amanhã, saindo às 15h da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Prazeres, com destino ao santuário, marcará a abertura das festividades.

Após o cortejo com a bandeira da santa, haverá uma missa campal. Até o encerramento da festa, no dia 9 de abril, estão programadas outras cerimônias litúrgicas e novenas. Para garantir o melhor fluxo para fiéis que vão participar da procissão, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Acessibilidade interditará a Avenida Guararapes. O bloqueio começa na Avenida Dr. Júlio Maranhão e segue até o Monte dos Guararapes. No restante da semana, agentes de trânsito fiscalizarão e interditarão as vias próximas ao parque.

A segurança da festa será feita por 420 homens, sendo 150 policiais militares, 180 guardas municipais, 90 bombeiros e duas unidades móveis de videomonitoramento, segundo a Prefeitura de Jaboatão. Foi montado um posto médico, com ambulância do Samu e plantão de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e bombeiros civis. Estão programadas ações de saúde e campanhas educativas.

SHOWS

A parte profana da Festa da Pitomba tem início na quinta-feira e vai até a segunda-feira. Serão 21 shows no palco principal, com apresentações a partir das 20h, seguindo até a meia-noite. Entre as atrações, estão Maestro Spok, Gerlane Lopes, Josildo Sá, Adilson Ramos, MC Tróia, MC Elvis, Banda Torpedo, Batista Lima e Fim de Feira, entre outros.

Últimas notícias