TRADIÇÃO

Tradição de Páscoa: famílias se reúnem celebrando amor e união

Seja em casa ou nas celebrações religiosas, famílias se reúnem para festejar tempo de renovação com a ressurreição de Cristo

Julia Aguilera
Cadastrado por
Julia Aguilera
Publicado em 21/04/2019 às 9:55
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Seja em casa ou nas celebrações religiosas, famílias se reúnem para festejar tempo de renovação com a ressurreição de Cristo - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Páscoa é tempo de reflexão e união. É quando famílias e amigos se encontram para celebrarem juntas a vida de Jesus Cristo. Cheio de simbolismos, o feriado santo está entre os mais importantes do calendário cristão e representa a renovação da vida. Independente de como seja, em casa, viajando ou nas celebrações religiosas, a data é vista pelos fiéis como momento de esperança em um mundo novo.

Para além da troca de chocolates, o Domingo de Páscoa é dia de reunir quem amamos e vivenciar a ressurreição de Cristo. Na casa da administradora Cristiana de Faria Moura, 39, o almoço em família e a missa do Domingo de Páscoa são tradição. Pais, filhos, sobrinhos, irmãos e netos se reúnem com o propósito de confraternizar o renascimento de Jesus. “Neste dia, nos reunimos para refletir sobre o que precisamos fazer para melhorarmos uns com os outros e sobre o que Jesus fez por nós”, diz.

Para as crianças, o domingo também é muito esperado por causa dos ovos de Páscoa. Na casa da mãe de Cristiana, não faltam chocolates para os três netos. “Fazemos toda uma decoração especial, com pegadas de coelhinhos e escondemos os ovinhos para quem as crianças busquem pela casa. Eles ficam animadíssimos”, conta.

Após os jejuns e as reflexões da Semana Santa, o domingo é dia de festejar a vida de Cristo. Com a família da aposentada Solange Pereira, 56, não é diferente. Os encontros já começam na Quinta-Feira Santa e reúnem não só os parentes, mas também amigos. “Já é uma tradição tão forte que até os amigos estão inclusos. Estamos juntos em todas as datas festivas, mas na Páscoa é mais especial. É preciso, mais do que nunca, estar perto da família. A sexta-feira é um dia sofrido, é quando Jesus é morto na cruz. Mas, o domingo é um dia de celebrar. Estamos todos juntos para comemorar a ressurreição dele”, conta Solange, que sempre prepara pratos especiais para a ocasião.  

Missa de Páscoa

Para os que vivenciam o momento na igreja, o Domingo de Páscoa tem sua celebração principal ainda pela manhã. A tradicional Missa de Páscoa acontece às 9h na Catedral da Sé, em Olinda, e é pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Na ocasião, é encerrado o período da Quaresma e iniciado o Tempo Pascal, que segue por 50 dias.

Em mensagem de paz e renovação, dom Fernando pede que os fiéis olhem mais pelos problemas da sociedade e lutem por políticas públicas de qualidade. “Peço a Deus que derrame sobre todos nós o seu Espírito de Amor para que, mesmo na diversidade e no jeito próprio de cada um, todos nós nos unamos no testemunho de uma Igreja pascal, em saída e a serviço da humanidade em nossa região na luta pacífica pela transformação dessa sociedade. Quanto mais cremos na ressurreição de Jesus, mais temos de lutar para que esse mundo seja transformado, tanto no nível das consciências, quanto no plano social e político”, pontua o arcebispo.

Últimas notícias