Investigação

Familiares pedem justiça por Samambaia em passeata

Parentes e amigos se reuniram na manhã deste sábado em Boa Viagem e entregaram panfletos aos banhistas

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 12/01/2013 às 12:08
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Parentes e amigos se reuniram na manhã deste sábado em Boa Viagem e entregaram panfletos aos banhistas - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

Familiares e amigos do estudante Raimundo Matias Dantas Neto, 25 anos, mais conhecido como Samambaia,  se reuniram em uma passeata na manhã deste sábado (12) em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A concentração aconteceu por volta das 9h00, em frebte à pracinha do bairro e o grupo seguiu pela Avenida Boa Viagem, distribuindo panfletos e explicando sobre o caso aos banhistas da praia.

Muitas pessoas ainda não haviam ouvido falar do caso do estudante de Ciências Sociais da UFPE. Samambaia foi encontrado morto no último dia 4, na Praia de Piedade. Ele havia saído de casa dois dias antes para comprar um notebook no Centro do Recife. O Instituto de Medicina Legal (IML) atestou que a causa da morte teria sido asfixia por afogamento, tese não aceita pela família, já que o corpo do jovem estava com marca de espancamento e dois dreadlocks (penteado estilo afro) do seu cabelo estavam arrancados.

Os banhistas recepcionaram com carinho e compreensão os familiares e amigos do jovem e demonstraram apoio ao pedido de investigação e justiça do caso. Nesta sexta (11), em nota, o Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), ONG que atua na área de de direitos humanos, encaminhou pedido de providências à Organização das Nações Unidas (ONU). O órgão acredita que existem fortes indícios de crime motivado por questões raciais.

No panfleto, uma foto de Samambaia, um poema do amifo Felipe Nascimento proclamando justiça e, no verso, um resumo da história da morte do estudante. "Não deixemos que a impunidade se torne algo comum em nossas mentes e corações", diz o documento.

Últimas notícias