POLÊMICA

Troça Empatando Tua Vista desfila nesta Segunda-feira de Carnaval

Após apreensão de material pela PM no último sábado, troça segue sua programação nos dois últimos dias de folia

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 27/02/2017 às 7:21
Foto: Nadja Granja/ Divulgação
Após apreensão de material pela PM no último sábado, troça segue sua programação nos dois últimos dias de folia - FOTO: Foto: Nadja Granja/ Divulgação
Leitura:

Após muita polêmica e pouca explicação, a Troça Carnavalesca Empatando Tua Vista desfila na tarde desta segunda-feira (27) junto ao Bloco do Nada, no Pátio de Santa Cruz, bairro da Boa Vista, área central do Recife. Nesta terça-feira (28) à tarde, a promessa é acompanhar o bloco Eu Acho é Pouco, em Olinda. Mais conhecido a cada Carnaval, o grupo critica a especulação imobiliária e as gestões do PSB na Prefeitura do Recife e no governo de Pernambuco. No sábado (25), porém, antes de sair no Galo da Madrugada, a troça teve seu material apreendido pela Polícia Militar e não desfilou. A situação ganhou grande repercussão nas redes sociais diante do vídeo que mostra a ação dos policiais.

O material – fantasias de prédios, estandartes e máscaras do prefeito e do governador – foi levado para um galpão da Diretoria Regional de Controle Urbano (Dircon), de onde foram liberados ontem. “A troça não usa carro de som, mega-fone, nada que necessitasse uma autorização prévia para circular e justificasse a apreensão”, disse a arquiteta Nadja Granja, uma das componentes da troça. Segundo ela, a retirada do material foi tranquila.

Na manhã do domingo (26), em entrevista ao programa Super Domingo, da Rádio Jornal, o prefeito Geraldo Julio (PSB) comentou o ocorrido. “Essas ações de controle urbano acontecem normalmente durante o Carnaval em estabelecimentos e desfiles que não podem acontecer – e até em semanas antes – por questões de licença, autorização, trânsito. Essas coisas acontecem normalmente. Eu não sei exatamente o que aconteceu nesse caso, mas é mais uma ação de controle urbano” afirmou. Mais tarde, a assessoria da prefeitura entrou em contato com o JC, afirmando que a fala do prefeito teria sido distorcida. O áudio com a íntegra da entrevista está disponível abaixo: 

Apesar disso, a assessoria de comunicação da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, responsável pela Dircon, afirma que não partiu da pasta a ordem para a apreensão do material, apenas cedeu o galpão para que a PM depositasse o que foi apreendido.

Já a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que está investigando de onde partiu a ordem para a ação dos policiais que, no vídeo que circula nas redes sociais, entraram no hall do prédio de um dos integrantes da troça para levar o material. Em nota a assessoria diz que “a PM atua no estrito cumprimento das leis e na garantia da ordem, sem jamais interferir na livre manifestação partidária, quaisquer que sejam seus posicionamentos e orientações político-partidárias”.

Procurada pela reportagem para saber o prazo em que a investigação deve ser concluída, a assessoria da SDS informou que as datas só poderão ser definidas após o Carnaval, quando as investigações são distribuídas.

PARÓDIA

A repercussão nas redes sociais do caso foi tão negativa que não demorou muito para que começasse a circular uma paródia sobre o ocorrido. A inspiração veio do poema “E agora José?”, de Carlos Drummond de Andrade e faz referência ao nome do PM que participou da ação e aparece no vídeo. E agora, José? O galo acabou, o dia passou, o povo lhe viu e o povo filmou. E agora, José? Que estava sem nome, desembarcou bem rápido, tentaram fugir mas você foi a forra. E agora, José?, diz um trecho da letra.

Confira a íntegra da paródia:

 

Últimas notícias