INTERDIÇÃO

Fiscalização interdita abrigo de idosos em Abreu e Lima

Há indícios que os idosos viviam em carcere privado e sofriam maus tratos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/05/2017 às 15:47
Foto: Divulgação/SEDH
Há indícios que os idosos viviam em carcere privado e sofriam maus tratos - FOTO: Foto: Divulgação/SEDH
Leitura:

Uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) foi interditado nesta quarta-feira (24), em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife. Foram constatadas diversas irregularidades no local, como ausência de atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros, instalações inadequadas, falta de ventilação e alimentos vencidos.

De acordo com os Bombeiros, o abrigo também funcionava com extintores vencidos e falhas na iluminação de emergência. Já o Procon-PE verificou que documentos dos idosos estavam retidos pela administração do abrigo. Além disso, a Vigilância Sanitária flagrou alimentos em pouca quantidade para a demanda de 24 idosos.

Além da interdição, a fiscalização encaminhou um idoso com sinais de maus tratos para o Hospital Maternidade Abreu e Lima, onde foi internado.

O Ministério Público de Pernambuco elencou indícios de cárcere privado e maus tratos contra os idosos e vai solicitar abertura de inquérito policial contra a proprietária do estabelecimento.

Foi dado um prazo de 15 dias para a administração do abrigo entrar em contato com os parentes dos idosos e realoca-los em outra instituição.

Outras interdições

Neste mês de maio, outros dois abrigos de Longa Permanência para idosos foram interditados pela fiscalização da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos. Um localizado no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, que atendia 17 idosos foi fechado no dia 11, já o outro funcionava no bairro do Cordeiro, onde 28 idosos eram atendidos, teve as atividades paralisadas no último dia 18

Últimas notícias