SDS

Em nota, Sinpol aprova saída de Gioia da SDS e pede mudança de prática

Segundo governo, Ângelo Gioia pediu para sair da SDS. Delegado da Polícia Federal será o substituto

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/06/2017 às 22:21
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Segundo governo, Ângelo Gioia pediu para sair da SDS. Delegado da Polícia Federal será o substituto - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

Após o anúncio feito pelo governador Paulo Câmara na tarde desta quarta-feira (28) sobre a saída de Ângelo Gioia da pasta de Defesa Social, o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) emitiu uma nota à imprensa. O texto intitulado por "Pernambuco tem novo secretário de defesa social: já vai tarde, mas e agora?" afirma que a categora recebeu a informação da mudança de secretário durante o enterro de um agente "vítima da violência" e afirma que a crise na Segurança Pública do Estado não acabará, caso "as mesmas práticas executadas por ele [Gioia] e os últimos secretários à frente da SDS forem mantidas". Na nota de três parágrafos, o sindicato pede investimento maciço no efetivo policial, com "condições mínimas de trabalho e equipamentos adequados". O sindicato também afirma que está produzindo um dossiê para apresentar as condições da Polícia Civil de Pernambuco, mas afirma que o governo estadual "tem se preocupado mais um punir quem denuncia as falhas do que em resolvê-las". Na nota, os sindicalistas também dão as boas vindas ao novo secretário, o delegado da Polícia Federal, Antônio de Pádua.

Nota na íntegra

Pernambuco tem novo secretário de defesa social: já vai tarde, mas e agora?

Na tarde desta quarta-feira (28), durante o enterro de mais um Policial Civil de Pernambuco vítima da violência, o terceiro em menos de um mês, tomamos conhecimento que o então secretário de defesa social, Ângelo Gioia, estava oficialmente se afastando do cargo que ocupava. Ângelo já vai tarde, mas a crise que abateu a segurança pública de Pernambuco não se extinguirá se as mesmas práticas executadas por ele e os últimos secretários à frente da SDS forem mantidas.

Não há segredo: o único caminho para que o Estado retome o controle da situação é investir maciçamente em efetivo policial - oferecendo condições mínimas de trabalho e equipamentos adequados para que os policiais desempenhem seus papéis. É exatamente o que temos dito nos últimos três anos, pois conhecemos essa estrutura por dentro. Atualmente, inclusive, estamos produzindo o segundo dossiê sobre a realidade da Polícia Civil de Pernambuco, apresentando a precariedade com que funciona a Polícia que investiga os crimes aqui cometidos. Contudo, até agora o governo de Pernambuco tem se preocupado mais um punir quem denuncia as falhas do que em resolvê-las.

Com a mesma postura adotada diante das indicações dos últimos secretários de defesa social do estado, a exemplo do próprio Gioia, o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) torce para que o também delegado da polícia federal que assume o comando da SDS, Antônio de Pádua, tenha êxito em seu novo desafio. Colocamos-nos mais uma vez como parceiros, ávidos por contribuir para o fim da onda de criminalidade que tem assustado e tirado a vida de milhares de cidadãos pernambucanos, inclusive de policiais

Últimas notícias