IRREGULARIDADES

Abrigo de idosos é interditado pela segunda vez no Recife

O asilo funcionava no Cordeiro e foi transferido clandestinamente para a Iputinga

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 03/10/2017 às 16:10
Foto: Reprodução/Google Maps
O asilo funcionava no Cordeiro e foi transferido clandestinamente para a Iputinga - FOTO: Foto: Reprodução/Google Maps
Leitura:

Um abrigo para idosos, localizado no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, foi interditado, pela segunda vez, nesta terça-feira (3). O fechamento do espaço foi determinado pela Justiça, em consequência de uma série de irregularidades. Antes, o mesmo abrigo funcionava no bairro do Cordeiro, também a Zona Oeste, e foi transferido clandestinamente para a Iputinga. Os 21 idosos que estão internados no local não têm acompanhamento médico desde junho deste ano. 

Dentre as irregularidades estavam alimentos vencidos, falta de medicamentos, fiações espalhadas pelo ambiente, escada considerada perigosa, provocando risco de queda para os pacientes, ventilação e estruturas inadequadas, dentre outros. A Secretaria Executiva de Direitos Humanos informou que a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) funcionava sem o alvará na Iputinga há menos de um mês.

A proprietária tem oito dias para encerrar as atividades do estabelecimento e foi encaminhada à Delegacia do Idoso, onde será instaurado um inquérito. A ação ocorreu de forma integrada com o  Procon Pernambuco, Ministério Público, Polícia Militar e Vigilância Sanitária.

Primeira ordem judicial

A entidade, que não terá o nome divulgado, funcionava no bairro do Cordeiro e ao longo de dois anos foi alvo de três ações integradas de fiscalizações com orientações, vistorias e avaliações. Em maio deste ano, a casa foi interditada e deveria fechar as portas no prazo de um mês. Porém, os donos da organização apenas transferiram a localidade para a Iputinga. Após denúncias, a Justiça realizou inspeção e constatou novamente que o asilo precisava ser fechado.

Últimas notícias