DESVIO DE MATERIAL

Homem é preso suspeito de desviar materiais hospitalares do Cisam

De acordo com a Polícia, cerca de 150 caixas de luvas eram roubadas por mês do Cisam

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/01/2018 às 14:03
Foto: Priscila Buhr / Acervo JC Imagem
De acordo com a Polícia, cerca de 150 caixas de luvas eram roubadas por mês do Cisam - FOTO: Foto: Priscila Buhr / Acervo JC Imagem
Leitura:

Um esquema de roubo de materiais hospitalares e medicamentos no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), mais conhecido como a Maternidade da Encruzilhada, está sendo investigado pela Polícia Civil. Funcionários da unidade de saúde, que funciona na Zona Norte do Recife, estariam furtando cerca de 150 caixas de luvas hospitalares por mês. Nessa quinta-feira (4), um funcionário foi pego em flagrante tentando roubar dez caixas de luvas da unidade.

O roubo foi o pontapé inicial para as investigações que estão sendo conduzidas pela delegada Beatriz Leite, titular da Delegacia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O suspeito informou que dois servidores públicos do Cisam também estariam envolvidos.

O funcionário terceirizado Leonilson Oliveira Alves, de 34 anos, detido nessa quinta, e outros dois servidores, que não tiveram suas identidades relevadas pela polícia, estariam roubando medicamentos e materiais hospitalares do Cisam. Segundo a delegada Beatriz Leite, o suspeito não informou o tempo exato de funcionamento do esquema. “Ele disse que começou há quatro meses, mas uma das pessoas que foram ouvidas disse que comprou dele no ano passado, em junho”, afirmou.

Ainda de acordo com ela, o material e os medicamentos eram revendidos a consultórios, em sua maioria odontológicos. Os compradores da mercadoria já foram identificados e também estão sendo investigados, já que o material era comprado sem nota fiscal.

O funcionário terceirizado foi autuado por peculato e encaminhado para audiência de custódia. Os outros dois suspeitos e os compradores do material estão sendo ouvidos pela polícia.

Cisam

O doutor Olímpio Morais, gestor executivo do Cisam, informou que os dois servidores suspeitos de estarem envolvidos no esquema foram afastados, e, caso comprovada a participação, serão exonerados. Segundo ele, já havia uma suspeita de que o material estava sendo furtado e a administração da unidade acionou a polícia. 

Em dezembro, procedimentos deixaram de ser realizados por falta de luvas na unidade. O material correspondia a cerca de 5% do total utilizado por mês nos atendimentos do Centro.

Últimas notícias