Prisão

Preso suspeito de matar comissário da polícia em San Martin

Emerson José de Lima Lopes, de 21 anos, foi preso no bairro do Ibura; segundo o delegado, a hipótese é que ele tenha sido o autor do disparo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 12/11/2018 às 22:01
Foto: Reprodução
Emerson José de Lima Lopes, de 21 anos, foi preso no bairro do Ibura; segundo o delegado, a hipótese é que ele tenha sido o autor do disparo - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Atualizada às 12h30 de 13/11

A Polícia Civil prendeu, nessa segunda-feira (12), um suspeito de participar do assassinato do comissário de polícia aposentado José Tadeu, de 59 anos, no dia 1º de novembro, no bairro de San Martin, Zona Oeste do Recife. De acordo com Carlos Couto, responsável pelas investigações do caso, a hipótese trabalhada pela Polícia Civil é que ele é o executor do disparo contra a vítima. 

"Nós já tínhamos a identificação dele desde a sexta-feira (9), mas somente ontem, conseguimos a localização de onde ele estava escondido e também a informação de que ele estaria com a arma que foi subtraída do comissário José Tadeu", afirmou Carlos Couto, em coletiva nesta terça-feira (13). 

O suspeito, identificado como Emerson José de Lima Lopes, de 21 anos, foi preso às 16h30, quando estava dormindo em casa, na Vila Sesi, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife. Ele foi levado, com graves queimaduras, para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. 

Em depoimento, Emerson confessou a participação no assalto, mas disse que foi contratado pela organização criminosa apenas pela habilidade de dirigir veículos de câmbio-automático. A quadrilha tinha sido contratada para roubar um carro do modelo Corola ou Civic. Porém, segundo Carlos Couto, pelas imagens é possível perceber que Emerson participou ativamente do assassinato e que, provavelmente, ele é o autor do disparo contra José Tadeu. 

A hipótese de execução foi totalmente descartada e o crime foi de latrocínio (roubo seguido de morte).

Motivação e queima do veículo 

"Segundo uma das testemunhas, o comissário teria segurado o 'tambor' da arma, para impedir que ele efetuasse o disparo ou até mesmo evitar o assalto", contou o delegado. "O suspeito teria alertado o outro individuo que também estava armado e nesse momento, teria partido o disparo que, provavelmente, foi efetuado pelo Emerson, pela posição da abordagem. A certeza só vai ser após a conclusão do inquérito policial", disse.

Emerson ainda contou que após o crime, ele levou o veículo de José Tadeu para a BR-101, próximo a Vila dos Milagres, onde recebeu R$ 1.500. Ele recebeu a ordem da queima após a entrega e com outras duas pessoas, levou o carro até o final da Avenida Abdias de Carvalho com a Avenida Recife, no bairro de Torrões. Ele teria arranjado as queimaduras de terceiro grau durante o incêndio. O carro foi encontrado no sábado (3).

Porém Carlos Couto afirma que a afirmação do suspeito entra em contradição com a investigação da polícia, que já possui uma linha bem consistente de todo o percusso realizado pelos suspeito com o carro do comissário. "A gente já tem a identificação das pessoas envolvidas, uma delas seria um motorista de aplicativo", finalizou. 

A polícia acredita que Emerson seja integrante de uma organização criminosa muito maior, com envolvimento em tráfico de drogas. Ele tinha sido preso por posse ilegal de arma de fogo, mas foi liberado em audiência de custódia. 

O suspeito foi autuado em flagrante novamente por posse ilegal de arma de fogo e será levado para uma Unidade de Pronto-Atendimento, para receber tratamento pelas queimaduras de terceiro grau. Logo depois, será encaminhado para uma audiência de custódia. Outras informações serão divulgadas após o fim das investigações.

Entenda o caso

José Tadeu foi morto na quinta-feira, 1º, de novembro, após um assalto no bairro de San Martin, Zona Oeste do Recife. Segundo a Polícia Civil, ele estava indo deixar uma pessoa na residência dela, na Rua Otaviano de Almeida Rosa, quando foi surpreendido pelos criminosos.

Câmeras de segurança registraram o momento em que o policial aposentado foi assassinado e teve o carro roubado pelos suspeitos. De acordo com a polícia, as imagens podem ajudar nas investigações do crime. O carro do policial foi encontrado completamente carbonizado no final da Avenida Abdias de Carvalho com a Avenida Recife, no bairro dos Torrões, também na Zona Oeste do Recife, na madrugada do dia 3.

O comissário chegou a ser levado para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Cordeiro, também na Zona Oeste do Recife, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo foi enterrado na tarde da sexta-feira (2), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Últimas notícias