SISTEMA DE SEGURANÇA

Sensação de insegurança em agências bancárias é difícil de evitar, diz secretário do Sindicato dos Bancários

O secretário do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, João Rufino, comentou sobre a ação criminosa contra um carro-forte nesta quarta-feira (13) no bairro do Pina

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/02/2019 às 20:58
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
O secretário do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, João Rufino, comentou sobre a ação criminosa contra um carro-forte nesta quarta-feira (13) no bairro do Pina - FOTO: Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Leitura:

Após uma ação criminosa contra um carro-carro forte em frente à agência da Caixa Econômica Federal no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, o secretário de assuntos jurídicos do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, João Rufino, disse à Rádio Jornal que em um local com dois pavimentos é necessário que quatro vigilantes estejam de prontidão e não apenas três, como aconteceu na manhã desta quarta, para que nenhum dos profissionais fiquem vulneráveis em situações como essa.

"Uma agência de dois pavimentos que deveriam ter quatro vigilantes, mas só tinham três. O número ímpar nessa questão, quando é um número quebrado para um só vigilante ficar em um dos pavimentos, ele está vulnerável. Assim como todo o sistema de segurança. Nós lamentamos repercutir de novo a fragilidade da segurança, mas isso é responsabilidade da prefeitura, que não observa a lei que existe desde 2010", destacou Trajano. Uma das falhas na segurança apontadas pelo secretário é o fato dos vidros das agências não serem blindados.

Segundo Trajano, não há como evitar a sensação de insegurança, que assola tanto os vigilantes quanto os clientes, quando o carro-forte chega na agência. "Não tem como [evitar]. A insegurança desse momento só pode ser mitigada se uma lei, que nós tentamos aprovar muitas vezes e não conseguimos, for levada a sério", declarou. O secretário afirma que em alguns lugares, como os shoppings, é "impossível" a situação ser resolvida por problemas arquitetônicos. "Lamentavelmente, é impossível porque a questão arquitetônica do prédio impossibilita isso. A agência está encravada em uma edificação que impede a construção de um local que gere um corredor seguro, que o vigilante desembarque do carro-forte, entre nesse corredor e vá direto para dentro da agência", completou.

Relembre o caso

Por volta das 10h desta quarta-feira (13) assaltantes trocaram tiros com vigilantes de uma empresa de transporte de valores em frente à uma agência da Caixa Econômica Federal no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. Segundo testemunhas, quatro homens chegaram armados em um carro branco e atiraram contra o carro-forte. O quinto integrante do grupo estava armado na parte dos caixas de autoatendimento da agência e atirou contra um dos vigilantes, que não resistiu e morreu no local.

Um dos suspeitos também foi atingido pelos tiros, mas foi socorrido por policiais e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, também na Zona Sul do Recife. De acordo com o Sindicato dos Bancários do Estado, este foi o primeiro assalto a carro-forte em 2019.

Assista ao vídeo da investida

Últimas notícias