LEVANTAMENTO

Força Nacional impulsiona diminuição da violência em Paulista

Percepção é da prefeitura da cidade e do Estado de Pernambuco

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 02/10/2019 às 9:06
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Percepção é da prefeitura da cidade e do Estado de Pernambuco - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

No primeiro mês de atuação da Força Nacional na segurança de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), a população diz já sentir redução da violência no dia a dia da cidade. Segundo dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), a incidência tanto de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) como de homicídios diminuiu nos últimos 30 dias. Em agosto foram seis mortes. Em setembro, houve três assassinatos. Para a prefeitura e o Estado, a queda é resultado da integração entre múltiplos agentes da segurança.

Desde agosto de 2014 Paulista não registrava menos de 200 CVPS (roubos e furtos, exceto latrocínio) por mês. Em setembro a sequência quebrou e a cidade notificou 160 crimes do tipo. Além disso, dos três homicídios registrados em setembro, apenas um, segundo o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil de Paulista, Manoel Alencar, aconteceu em área de atuação da Força Nacional, o que, para ele, é uma redução considerável. “Estamos muito contentes com os resultados e a tendência é que nos próximos meses eles sejam ainda melhores. Paulista já sofreu muito com violência, em 2017 a média mensal de homicídios chegava a 30 mortes e muitas aconteciam nestes bairros”, explica.

Cinco localidades que concentravam os maiores índices de violência estão recebendo atenção redobrada. Uma delas é Maranguape I, onde vive há mais de 30 anos o comerciante Vicente Joaquim Silva. “Toda noite a Força Nacional passa aqui. É uma área de muito assalto e tráfico, isso deixava a gente com medo. Eu já fui assaltado cinco vezes, é muito triste”, conta. Também estão no foco do patrulhamento os bairros de Maranguape II, Jardim Maranguape, Janga e Conjunto Beira-Mar.

Apesar do Centro não ser um dos locais de maior atenção, quem trabalha por lá se diz mais tranquilo com a presença dos PMs. “Querendo ou não, a gente sabe que a segurança pública costuma deixar a desejar e isso faz com que a população se torne refém da violência”, comenta o gerente de uma loja de calçados, Paulo José Batista.

O programa Em Frente Brasil conta com o auxílio de 80 agentes da Força Nacional – policiais militares de outros Estados – nas ruas e 20 viaturas. O município tem apostado na integração para reduzir os crimes em Paulista. “O balanço é extremamente positivo. Nós já vínhamos com redução expressiva e agora isso se consolidou com a integração de todos esses serviços”, frisa o secretário-executivo da SDS, Humberto Freire.

CÂMERAS

Dos R$ 4 milhões disponibilizados pelo governo federal para o projeto, cerca de R$ 1 milhão está sendo usado para ampliação do videomonitoramento da cidade. Os novos equipamentos devem fazer leitura facial e de placas. Serão cerca de 20 novas câmeras. Até o fim do ano deve começar a segunda etapa, quando serão feitos investimentos de em saúde, educação, tecnologia e infraestrutura.

Na manhã de ontem, nenhum veículo da Força Nacional foi visto pela equipe do JC transitando na cidade. Segundo Manoel Alencar, as rondas têm início às 17h. O secretário da SDS informou que as patrulhas são realizadas de acordo com a necessidade e variam de horário e local.

Últimas notícias