paulista

Novo caminho de acesso à praia de Pau Amarelo

Projeto da prefeitura vai revitalizar via na orla de Pau Amarelo, respeitando normas de acessibilidade. Rua Togo vai ganhar novas calçadas, asfalto, bancos e jardineira

Marina Barbosa
Cadastrado por
Marina Barbosa
Publicado em 18/11/2014 às 9:10
Foto: Igo Bione / JC Imagem
Projeto da prefeitura vai revitalizar via na orla de Pau Amarelo, respeitando normas de acessibilidade. Rua Togo vai ganhar novas calçadas, asfalto, bancos e jardineira - FOTO: Foto: Igo Bione / JC Imagem
Leitura:

Ícaro Rodrigues, 21 anos, mora a dez minutos do mar, mas quase nunca vai à praia. E não é porque não gosta. Ele é cadeirante e não consegue chegar até lá. A orla de Pau Amarelo, no Litoral Norte do Estado, não dispõe de rampas voltadas para pessoas com dificuldades de locomoção. Para permitir que Ícaro vá além do calçadão, a Prefeitura de Paulista vai revitalizar uma das ruas de acesso à praia seguindo o desenho universal de acessibilidade. Depois disso, quer aderir ao programa Praia sem Barreiras, da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), que oferece cadeiras de banho especiais para pessoas com algum tipo de deficiência física.

Nas proximidades do Hotel Casa Blanca, a Rua Togo vai ganhar novas calçadas e asfaltamento. O piso será o mesmo nos dois espaços: tátil, antiderrapante e nivelado na altura das casas. Bancos e jardineiras serão os responsáveis por separar as calçadas da faixa de rolamento, em uma ideia inédita na cidade: a de compartilhamento do espaço público. “A ideia não é limitar o uso de veículos, mas criar um espaço em que pedestres e diferentes tipos de modais convivam. Não há meio-fio para que todos possam andar sem dificuldades, principalmente cadeirantes e idosos”, explica o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do Paulista, Fábio Barros.

Enquanto quatro vagas de estacionamento vão atender os motoristas, diversos bancos serão instalados ao longo das calçadas, quase como em uma praça. “Queremos que a rua e a calçada sejam uma extensão das casas. Será, acima de tudo, um espaço de convivência”, afirma o secretário, que pretende levar a ideia para outras ruas. “É uma iniciativa que já dá certo em locais como Londres e Amsterdã”, reforça.

Toda a extensão da Rua Togo, que tem 127 metros e liga a Avenida Doutor José Cláudio Gueiros até a Praia de Pau Amarelo, será revitalizada. A faixa de rolamento terá sete metros de largura e as calçadas, 1,5 e 2,5 metros. O passeio de pedestres especial também será instalado no caminho até as paradas de ônibus mais próximas, na Avenida Cláudio Gueiros. Serão 1,7 mil metros quadrados de piso acessível.

Hoje, no entanto, a realidade da Rua Togo é bem diferente. Com calçadas tomadas por mato alto, só oferece passagem para pedestres na via de paralelepípedos desgastados. Mesmo assim, é uma das ruas mais bem cuidadas da região, que coleciona vias de barro esburacadas. Flávio Barros reconhece o problema e afirma que a drenagem da área dificulta o asfaltamento, mas a prefeitura estuda maneiras de solucionar a questão. A previsão é que as obras da Rua Togo comecem no final do mês e durem 45 dias. O investimento de R$ 250 mil será custeado pela iniciativa privada. 

Leia a matéria completa aqui

Últimas notícias