Em Frente Brasil

Resultados do Em Frente Brasil são comemorados em Paulista

O programa Em Frente Brasil é a primeira iniciativa na área de segurança pública iniciada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/01/2020 às 13:02
Foto: Reprodução/TV Jornal
O programa Em Frente Brasil é a primeira iniciativa na área de segurança pública iniciada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública - FOTO: Foto: Reprodução/TV Jornal
Leitura:

Para discutir a próxima fase e celebrar resultados do programa piloto do governo federal Em Frente Brasil, o prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB), junto da comitiva com representantes de dez ministérios, nove secretarias de Pernambuco, além de oito secretarias municipais envolvidos participaram de uma reunião de planejamento do projeto. A comitiva se reuniu no Centro Administrativo de Paulista nesta segunda-feira (13).

O Em Frente Brasil foi a primeira iniciativa na área de segurança pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A primeira etapa do programa previu o reforço no policiamento ostensivo em cinco municípios do Brasil. Paulista, no Grande Recife, cidade escolhida da Região Nordeste, recebeu, em agosto do ano passado, cem agentes da Força Nacional para atuar em conjunto com as instituições de segurança locais. Um decreto da pasta publicado no dia 27 de dezembro instituiu a prorrogação da estada dos agentes por mais seis meses, até dia 24 de junho.

 

Ao mesmo tempo, o poder público se prepara para por em prática a segunda fase do programa, voltada para ações de prevenção socioeconômica. De acordo com o secretário estadual de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, coordenador da Câmara Técnica de Prevenção Socioeconômica, o cronograma de atividades deverá estar pronto até o fim do mês.

"Agora começa um novo debate com ações de reinserção social produtiva, ações de prevenção que capacitam equipes e melhoram as práticas, para dar sustentabilidade, mudar perspectivas de vida e para consolidar esse ciclo importantíssimo das politicas de segurança publica", comentou. "A gente passa a não somente observar os indicadores de redução, mas também as perspectivas de inclusão das pessoas e de fortalecimento dos vínculos preventivos para que esse cenário da segurança pública seja mais uma conquista dos pernambucanos." 

O prefeito Júnior Matuto disse que as ações serão implantadas em localidades de vulnerabilidade social. "É exatamente nas comunidade que hoje estão sendo monitoradas pela Polícia, como a comunidade do Tururu e comunidade das Casinhas, em Maranguape II", exemplificou. 

Resultados

Matuto se mostrou alegre com os resultados alcançados pelo Em Frente Brasil, principalmente no último réveillon em Paulista. “É muita alegria e satisfação saber que o número de homicídios foi diminuído no município de Paulista. Tivemos o primeiro momento, que foi algo marcante para o povo de Paulista. Pudemos ver isso no réveillon daqui que a principal atração foi a segurança”, comentou.

 Benevides também comemorou os números que foram alcançados nos primeiros seis meses do programa. “Os resultados são muito expressivos. Em algumas regiões, por exemplo, tivemos redução de cerca de 40% nos 5 municípios que compõem o programa, o que é muito positivo”. O secretário também comentou sobre os próximos passos do projeto. “A partir de agora a gente passa a, não somente observar os indicadores de redução, mas também as perspectivas de inclusão das pessoas e de fortalecimento dos vínculos preventivos para que esse cenário da segurança pública seja mais uma conquista dos pernambucanos”, explicou.

O diretor de Políticas e Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marcelo Moreno, afirmou que, após o programa, as cinco cidades reduziram os homicídios em 44,1%. "Aqui em Paulista nós tivemos 22,1% desde o início do projeto de redução em homicídios, mas também 32% de redução em roubos, que foi outro indicador acompanhado", citou.

Últimas notícias