são joão

Desfile das Bandeiras une cultura e religiosidade

Ritual em homenagem aos santos juninos envolveu representantes de nove comunidades do Recife

Da equipe de Cidades
Cadastrado por
Da equipe de Cidades
Publicado em 20/06/2014 às 19:35
Foto: Michele Souza/JC Imagem
Ritual em homenagem aos santos juninos envolveu representantes de nove comunidades do Recife - FOTO: Foto: Michele Souza/JC Imagem
Leitura:

Religiosidade e cultura caminharam juntas pelas ruas do Centro do Recife, na noite desta sexta-feira. Mantendo uma tradição de 24 anos, o Desfile das Bandeiras reuniu moradores de nove comunidades recifenses, que arrastaram simpatizantes em um animado cortejo em homenagem aos santos juninos. Embalada pelas bandinhas 19 de Fevereiro, Tropical, Som Brasil e Veneno, a caminhada saiu da Rua da Imperatriz até o Pátio de São Pedro, como acontece anualmente.

“É lindo ver a terceira idade dando um show de vida e passando a tradição para as novas gerações”, disse a religiosa Dorivalda Bezerra, que mora na Boa Vista e sempre assiste ao evento, ao qual foi acompanhada, este ano, da amiga Raquielle Cassemiro. “Essa junção do religioso com o cultural é muito bonita, pois tudo é expressão do divino”, comentou.

Os participantes começaram a chegar antes das 17h, com suas coloridas roupas de festa e muita disposição. “Participo desde o primeiro ano. Gosto de preservar nossa cultura, cuidar do que é nosso”, afirmou o aposentado Carlos Alberto Maia, um dos que carregadores de bandeira. “É uma responsabilidade abrir o cortejo e mostrar que a tradição resiste”, declarou o presidente do Bloco Carnavalesco Lírico O Bonde, Cid Cavalcanti. Já a estudante Manuela Santana, 10 anos, disse gostar de participar do cortejo para “dançar, brincar e conversar”.


Últimas notícias