Doação de órgãos

Padarias da RMR participam da ação "Seja um doador de órgãos"

O slogan da campanha estará disponível nos sacos de pães. "Um dos melhores lugares para falar sobre o assunto é justamente na mesa do jantar, quando toda a família estará reunida", explicou a coordenadora da central de transplantes de Pernambuco, Noemy Gomes

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 25/09/2012 às 7:31
Leitura:

A partir desta terça-feira (25), diversas padarias do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes irão participar da Semana Nacional de Doação de Órgãos, através do programa "Seja um doador de órgãos". O slogan da campanha estará disponível nos sacos de pães. "Um dos melhores lugares para falar sobre o assunto é justamente na mesa do jantar, quando toda a família estará reunida", explicou a coordenadora da central de transplantes de Pernambuco, Noemy Gomes. De acordo com ela, há 2.960 pessoas na lista de espera por doação de órgão no Estado. "O rim está entre os órgão mais esperados, com 1.725 pessoas. Em segundo lugar está a necessidade da córnea, com  1.024 pedidos".

Apesar da doação permitir que uma vida seja salva, muitas pessoas ainda enfrentam problemas para aceitar. "Quando vamos aos hospitais e procuramos as famílias, pelo menos 40% negam a nossa solicitação. Com isso, muitos órgãos são perdidos. Provavelmente, a negativa se deve ao fato do desconhecimento, uma vez que há o medo de que o corpo seja mutilado após a morte. É importante lembrar que isso não acontece", comentou Noemy

A ação irá acontecer até a próxima sexta-feira (28). Serão realizadas várias atividades para incentivar e procurar explicar sobre como funciona a doação. "Vamos distribuir panfletos explicativos e contaremos, também, com a participação de algumas pessoas que irão m,ostrar a importância da boa ação", explicou a coordenadora.

Para outras informações, a população pode entrar em contato com a Central de Transplantes através do número 08002812185.

Últimas notícias