Jornalismo

JC recebe menção honrosa em prêmio latino-americano de saúde

Reportagem Expedições, doenças sem fim, tem destaque por abordagem e conteúdo

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 26/06/2013 às 18:03
Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Reportagem Expedições, doenças sem fim, tem destaque por abordagem e conteúdo - FOTO: Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Leitura:

Veronica Almeida, repórter especial do Jornal do Commercio, conquistou menção honrosa no Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde 2013 (categoria jornalismo escrito), organizado pela Roche e a Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Iberoamericano (FNPI), da Colômbia, com a reportagem Expedições doenças sem fim, publicada em agosto do ano passado pelo JC. Ela e outros três jornalistas latino-americanos estão sendo homenageados, além dos três finalistas do concurso que reuniu 137 trabalhos de 16 países. Expedições denuncia a persistência de nove doenças negligenciadas: esquistossomose, Chagas, leishmaniose, tuberculose, hanseníase, filariose, tracoma, verminose e febre reumática.

CONFIRA VERSÃO PARA A WEB DO TRABALHO CLICANDO AQUI

Segundo comunicado lançado na última terça-feira pelos organizadores do prêmio, “o júri destacou que Expedições doenças sem fim é um magnífico e extenso trabalho de investigação jornalística sobre as doenças que convivem com a pobreza no Norte e Nordeste do Brasil”. Os jurados também consideraram o grande número de especialistas, cientistas, doentes e familiares entrevistados, as soluções propostas para acabar com o problema de saúde pública e a comparação de dados atuais com documentos históricos feita pela reportagem, que mostrou a evolução das enfermidades ao longo de um século. O trabalho também foi finalista do Prêmio Esso Regional e a sua versão online conquistou o Prêmio Cristina Tavares de webjornalismo.

“Essa reportagem serviu para situar a realidade da saúde brasileira, ainda desigual apesar das políticas de combate à miséria. Denuncia a herança de nove doenças historicamente negligenciadas em Pernambuco, que contraditoriamente se destaca pelo crescimento econômico”, diz Veronica, que pesquisou registros científicos e relatórios de antigas expedições sanitárias, além de viajar a lugarejos diversos, ouvir pesquisadores, médicos de serviços de referência e gestores públicos.  A reportagem foi apresentada num caderno especial de 32 páginas, com conteúdo ampliado em hotsite.

Carlos Henrique Fioravanti, com o trabalho Luta contra o sol, publicado na revista Pesquisa Fapesp, Flávia Duarte, com o especial Longevidade para todos?, do Correio Braziliense, e Sigfredo Ramírez, com La gran reforma que no fue, de El Salvador, são os vencedores do prêmio. Gabriela Cícero, da Argentina (La Nacion), Fabricio Márquez, do Brasil (Revista Impresso) e Ronald Portillo, de El Salvador (La Prensa Gráfica), também receberam menção honrosa.

Últimas notícias